A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, e a Comissão Organizadora do 10º Processo Seletivo de Estágio de Nível Superior publicaram o resultado final da seleção. O edital correspondente está disponível no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado do Piauí (clique e confira, a partir da página 4).
No total, 1.371 candidatos se inscreveram no processo seletivo, para as áreas de direito, administração, arquitetura, biblioteconomia, ciências contábeis, engenharia civil, jornalismo, psicologia, serviço social e tecnologia da informação. Desses, 1.206 se classificaram. A classificação final foi escalonada a partir dos índices de rendimento acadêmico, em conjugação com atividades acadêmicas cumpridas pelos estudantes, segundo tabela de pontuação constante no edital de abertura da seleção.
O objetivo do processo seletivo é a formação de cadastro de reserva para possíveis vagas que surgirem no decorrer da vigência do certame, a partir da demanda do MPPI. As nomeações serão sempre publicadas no Diário Eletrônico. Para assinar o termo de compromisso de estágio, o candidato nomeado deve ter concluído, no mínimo, 50% da carga horária de disciplinas para cursos em regime de crédito, ou estar cursando do 5º ao 9º período, nos cursos que possuem matriz curricular de dez semestres, e do 4º ao 7º período, nos cursos com matriz curricular de oito semestres.
O programa de estágio de nível superior é destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições oficiais ou reconhecidas que mantenham convênio com o Ministério Público do Estado do Piauí.
O estágio terá duração de um ano, prorrogável por mais um. O valor da bolsa-estágio é de um salário-mínimo, mais auxílio-transporte. A jornada diária é de cinco horas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h.
O estágio geralmente é a primeira experiência profissional de um estudante, constituindo-se como etapa fundamental de desenvolvimento e aprendizagem.
Fonte: MP-PI