O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou, nessa quarta-feira (4), o edital do Vestibular 2025.1. Ao todo, estão sendo ofertados 2.740 vagas para 70 cursos superiores em 19 campi da instituição.
Uma das novidades desta educação é o acréscimo de sete novos cursos de bacharelado e tecnologia. Além disso, há a possibilidade de o candidato escolher no momento da inscrição o local de realização da prova em cidade diferente do campus ao qual concorrerá.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma on-line em http://selecao.ifpi.edu.br, no período de 9 de setembro a 27 de outubro.
A taxa de inscrição é de R$ 40 e o pagamento deve ser feito exclusivamente nas agências, aplicativos e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou de seus correspondentes bancários.
Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas para uso de cotas deverão OBRIGATORIAMENTE realizar o PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃOseguindo as orientações do edital. A não realização do procedimento e procedimentos indeferidos, irão remanejar o candidato para vagas de ampla concorrência.
Isenção da taxa de inscrição
O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, de 9 de setembro a 15 de outubro, no endereço eletrônico http://selecao.ifpi.edu.br.
Provas
A prova do Vestibular 2025.1 acontecerá dia 8 de dezembro, e será composta de uma prova objetiva e uma prova de redação. A objetiva contará com 70 questões de múltipla escolha, e o candidato deverá optar no momento da inscrição por inglês ou espanhol para responder às questões de Língua Estrangeira.
Confira o edital completo.
Fonte: Com informações do IFPI