SERVIÇOS

Veja os serviços do DETRAN-PI online

A maioria desses procedimentos estão sendo realizados pela internet no site oficial do DETRAN-PI


Detran-PI

Detran-PI Foto: Aplicativo Detran-PI (Divulgação)

Desde o mês de março o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) está com suas atividades suspensas conforme a portaria N°086/2020, junto a deliberação Contran N°085, e o decreto N°18.901 divulgado pelo Governo do Estado, que determinou a suspensão quanto ao atendimento na sede, ciretrans e postos de atendimentos do órgão durante o período de pandemia decorrente do Coronavírus (Covid-19).

Ao longo desses meses, muitos usuários relataram dúvidas em relação aos serviços online no qual o órgão está prestando durante este momento. Sobre a comunicação de venda, guia do boleto de IPVA, guia do boleto de Licenciamento (CRLV), consulta de processo e pontuação do veículo, emissão do CRLV Digital, ou se é possível o parcelamento de multas e débitos.

O diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, afirmou que por enquanto os serviços irão ser de forma online, principalmente as atividades das auto escolas. "Por meio da portaria de nº 110/2020, a regra dos órgãos federais ainda proíbe as aulas presenciais, mas já autoriza que as aulas sejam ministradas de forma remotas, explicou ele".

A maioria desses procedimentos estão sendo realizados pela internet no site oficial do DETRAN-PI , enquanto outros estão com prazos prorrogados até nova determinação pelo órgão. 

COMUNICAÇÃO DE VENDA:

A Comunicação de Venda realiza o lançamento do impedimento administrativo, e ao preencher o formulário de comunicação de venda, o antigo dono informa todos os dados do novo proprietário, incluindo endereço completo e CPF. Assim, as infrações que poderão ser cometidas posteriormente não mais serão de responsabilidade de quem vendeu o veículo.

IPVA 2020

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2020 teve seu vencimento anual para 30 de março, e sem a possibilidade de parcelamento, o imposto agora é pago integralmente. A guia de pagamento do IPVA pode ser emitido no site do Detran ou no próprio site da Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI).

CRLV Digital

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) agora pode ser realizado de forma rápida e sem burocracias no site do Detran-PI. A impressão do documento pode ser realizada em papel A4 em impressora comum ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e tem a mesma validade do documento impresso em papel moeda. Em caso de problemas na emissão, os usuários podem entrar em contato através do e-mail: crlve@detran.pi.gov.br

CONSULTA DE PROCESSOS E PONTUAÇÃO DO VEÍCULO

No site do Detran-PI, o usuário de trânsito pode realizar também a consulta de seus processos, protocolos e solicitações, bem como a verificação da pontuação de sua CNH, e possíveis multas no qual o veículo possa ter. Estão interrompidos por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação e, ainda, do prazo para identificação do condutor infrator, inclusive, nos processos administrativos em trâmite.

TRANSFERÊNCIAS DE VEÍCULOS

Com relação à fiscalização, estão interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido a partir de 19 de fevereiro de 2020 e também os prazos relativos ao registro e licenciamento de novos veículos, desde que não expirados.

PPD E CNH PERMANENTE

O Contran também interrompeu, por tempo indeterminado, o prazo para que o condutor possa dirigir veículo com validade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19 de fevereiro 2020.

DÚVIDAS: CNH E CRLV

O Detran-PI disponibilizou o contato de WhatsApp (86) 8112-8238 para o usuário solicitar informações, tirar dúvidas, requisitar serviços da diretoria. Autoescolas (CFCs), Clínicas médicas e Centros Psicológicos também podem usar o contato para falar com o órgão.

Em caso de problemas na emissão do CRLV Digital, os usuários podem entrar em contato através do e-mail: crlve@detran.pi.gov.br

Fonte: Ascom DETRAN

Próxima notícia

Dê sua opinião: