
Teresina, capital do Piauí, registrou em abril de 2023 uma quantidade de chuva total de 349,0 mm, segundo informações fornecidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse número representa o mês de abril mais chuvoso desde 2019, quando a precipitação total foi de 361 mm, e o quarto mês de abril mais chuvoso desde 2004, quando choveu um total de 541,4 mm. As informações se referem principalmente à região norte e à mesorregião centro-norte.
Ao longo do mês de abril de 2023, houve chuva em 20 dos 30 dias, três dias a menos do que em abril do ano anterior. O maior total diário de chuva ocorreu em 2 de abril, quando choveu 97,4 mm. Esse número representa o segundo maior total diário de chuva em um dia de abril desde 2009. Em 20 de abril de 2009, o maior total diário de chuva registrado foi de 101,4 mm. É importante notar que a maior parte da chuva registrada em 2 de abril de 2023 ocorreu em apenas duas horas, entre as 18h e as 19h.
De acordo com a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, esses dados se devem, na maioria, ao fenômeno El Niño, que está ativo e influencia as dinâmicas atmosféricas da região Nordeste, incluindo o Piauí. Ela também adverte que as previsões para os próximos meses indicam temperaturas elevadas e baixos volumes de chuva e umidade.
"Devemos estar atentos porque as temperaturas serão bastante elevadas e os volumes de chuva esperados para o segundo semestre serão baixos, assim como a umidade", concluiu Sara.