Cidade

TERESINA 172 ANOS

Estação Ferroviária de Teresina pode fomentar atividades culturais e de lazer na capital

Fundada em 1928, a Estação Central tem potencial para se tornar um centro cultural na cidade

Emanuel Pereira

Quarta - 14/08/2024 às 14:54



Foto: Emanuel Pereira/Piauí Hoje Estação Ferroviária de Teresina
Estação Ferroviária de Teresina

Passageiros que pegam o metrô próximo à Avenida Frei Serafim, região central de Teresina, podem contemplar a beleza da Estação Ferroviária mais antiga da capital, fundada há 98 anos. O conjunto arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013, faz parte da história da capital piauiense, que completa 172 anos nesta sexta-feira (16).

Segundo a Companhia Rodoviária e Logística do Piauí, cerca de 800 usuários do transporte frequentam o local diariamente. A dona Maria do Carmo tem a mesma rotina há 20 anos. Sentada, a diarista espera o transporte passar voltar ao bairro onde mora, o Renascença III, enquanto admira a grandeza da Estação Central. Ao longo de duas décadas, ela acompanhou toda a transformação do espaço.

A Estação Ferroviária recebe cerca de 800 passageiros diariamente.

"Nem sempre a estação foi bonita assim. Eu achava o prédio muito mal cuidado, mas a reforma deu vida ao local, que considero um dos pontos turísticos mais importantes daqui", disse.

A filha dela, Maria Eduarda, tem a mesma opinião. A estudante de 17 anos também acredita que o poder público deveria utilizar a Estação para promover cultura e lazer aos teresinenses.

"Não basta o prédio estar bem conservado, pois é necessário ter um propósito. Eu penso que poderia ter apresentações de teatro, de dança, exposições e até feira de artesanato", afirmou.

Dona Maria do Carmo e a filha, Eduarda, à espera do metrô na Estação Ferroviária.
Este propósito deve ser cumprido com a instauração de um complexo cultural no espaço, destinados ao proporcionar lazer, arte, cultura e cidadania à população. Em fevereiro deste ano, técnicos da diretoria central do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, visitaram a Estação Ferroviária e avaliaram esta possibilidade.

O Antropólogo do Iphan, Daniel Oliveira, destaca que instalar um centro cultural no ponto turístico seria um grande presente para o aniversário de 172 anos da capital.

"A Estação fica bem próxima ao Parque da Cidadania, que é bastante movimentado. Por isso, é essencial criar uma ponte entre os dois locais, a fim de que as pessoas que visitem o parque em busca de lazer também se sintam atraídas pelos atrativos culturais da Estação Ferroviária. Quando o complexo for instituído neste lugar, a movimentação cultural na cidade ficará mais intensa", pontuou.

Daniel Oliveira, antropólogo do IPHAN

LEIA MAIS

Concluídas as obras de restauração da Estação Ferroviária de Teresina

Complexo da Estação Ferroviária sediará pelo menos três instituições públicas

BNB tem interesse em instalar centro cultural na Estação Ferroviária de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: