Geral

BNB tem interesse em instalar centro cultural na Estação Ferroviária de Teresina

Arquitetos das duas instituições fizeram hoje medições e outras avaliações no prédio

Da Redação

Quarta - 28/02/2024 às 16:35



Foto: Técnicos do IPHAN e do BNB visitam estação ferroviária
Técnicos do IPHAN e do BNB visitam estação ferroviária

Técnicos da diretoria central do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, encerraram nesta quinta-feira (28) uma visita de dois dias ao conjunto de prédios da antiga Estação Ferroviária de Teresina, no centro da cidadeEles foram avaliar a possibilidade de instalação de um centro cultural que está sendo proposto pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, no Piauí.

De acordo com a superintendente do IPHAN, a economista Teresinha Ferreira, os técnicos do BNB avaliaram a situação da estrutura física do prédio da estação e o complexo de espaços públicos destinados ao lazer e atrações conlturais e de cidadania no entorno. O prédio principal da antiga estação está em fase de conclusão de uma ampla reforma e restauração. 

Técnicos da Superintendência do IPHAN no Piauí acompanham a equipe do BNB na visita ao complexo da Estação Ferroviária de Teresina. De acordo com a superintendente do IPHAN, foram realizadas medições e outras avaliações. Tudo foi fotografado para facilitar a visualização do lugar pela diretoria do BNB. "Acredito que o relatório dessa visita deva sair dentro de 15 dias”, adiantou Teresinha.

Participaram da visita Marcelo Torres, representante do IPHAN nacional; Anastácio Braga, arquiteto do BNB; Carolina Massler, assessora de planejamento do BNB; Murilo Albuquerque, gerente executivo de diretoria de cultura BNB; além de Marília Dias e Diana Melo, arquitetas do iphan Piauí; advogado Décio solano, representando o deputado federal Merlong Solano; e Marcos Elói de Carvalho, representante da empresa responsável pela restauração da estação.

Restauração e reforma

O prédio da antiga estação está sendo restaurado pelo IPHAN, com um investimento de R$ 11,2 milhões. As obras devem ser concluídas em maio deste ano e a reinauguração está prevista para agosto, mês das comemorações dos 172 de Teresina.

Segundo Teresinha Ferreira, a ideia inicial de criação de um centro cultural no espaço onde funciona a estação foi do deputado federal Merlong Solano.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: