A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), por meio da Gerência de Educação de Trânsito e a Gerência de Gestão de Trânsito, realizou encontro com os representantes da Associação dos Entregadores por Aplicativos de Teresina (Assenapp-THE), com o objetivo de conscientizar a categoria dentro das ações do Maio Amarelo, devido o alto índice de infrações que foram constatadas pelo órgão. O encontrou aconteceu na última sexta-feira (28), na sede da Strans.
O gerente de Educação de Trânsito da Strans, Reginaldo Canuto, explica que a intenção da Strans é de iniciar um diálogo com a categoria de entregadores, pois a Strans atua não só de forma punitiva, com fiscalização, mas também de forma educativa.
Motoristas e cobradores realizam paralisação de 100% da frota na zona Sudeste de Teresina
Arquidiocese de Teresina e OAB-PI repudiam ato de nudez em frente à Igreja São Benedito
Bombeiros encontram corpo de jovem que morreu afogado na zona Sudeste de Teresina
“Nossa Gerência de Educação da Strans hoje inicia um diálogo com esses profissionais, com esses motociclistas que fazem entregas em delivery no sentido de conscientizá-los no respeito as normas de trânsito, principalmente objetivando a preservação da vida, dele enquanto ser humano e profissional e das demais pessoas que utilizam as vias”, pontua Reginaldo Canuto.
Principalmente agora no período do Maio Amarelo os números mostram que as principais vítimas de acidentes no trânsito são os motociclistas.
“Nas enfermarias dos hospitais a maioria das vítimas de trauma são motociclistas, então há necessidade de uma ação específica para esse seguimento da sociedade”, ressalta o gerente de Educação de Trânsito da Strans Reginaldo Canuto.
O presidente da Assenapp-The, Júlio César, ressalta que, “o encontro com a Strans servirá para que de fato a associação possa conscientizar os entregadores, fazer um trabalho de conscientização para que os entregadores não ultrapassem o sinal vermelho em alta velocidade, tenham mais cuidado também na questão do trânsito de um modo geral”, ressalta.
A associação durante o encontro manifestou que uma das reivindicações da categoria a bastante tempo é a questão da regularização da categoria, que está lutando para que seja regularizada, outra pauta que a categoria trouxe foi que a Strans possa criar espaços específicos adequados para os entregadores aguardarem os pedidos nas áreas dos shoppings.
Como resultado da reunião a Strans deverá fazer um cadastro dos cerca de 6.500 entregadores motociclistas e nesse cadastro o órgão possa ter efetivamente dados essenciais do condutor motociclista, como a CNH e a documentação da motocicleta. Com isso será possível ter um controle maior no sentido de garantir maior segurança para a sociedade e com isso teremos a certeza que ali é um profissional e a Strans enquanto órgão de trânsito irá buscar os meios de uma melhor profissionalização desse segmento, assim como já aconteceu com outros, como exemplo os mototáxistas.
O presidente da Assenapp-THE se comprometeu em encaminhar um ofício para oficializar os pedidos da categoria para que a Strans possa fazer os devidos encaminhamentos.
Por meio da Gerência de Educação de Trânsito da Strans será desenvolvida uma ação educativa de conscientização sobre as normas de trânsito para ser divulgada de forma virtual aos motociclistas entregadores por aplicativos através das redes sociais. E a Strans deverá fazer uma live educativa através das redes sociais com o superintendente e a Associação de Entregadores por Aplicativos de Teresina.
Estiveram presentes no encontro com a Assenapp-THE, além do Gerente de Educação de Trânsito, Reginaldo Canuto, o Gerente de Gestão de Trânsito da Strans, Daniel Araújo, o Diretor de Operações e Fiscalização de Trânsito, Coronel Ricardo Almeida, e o Diretor de Trânsito e Sistema Viário, Pádua Vasconcelos, e o chefe de Divisão de Ensino da Gerência de Educação de Trânsito, Allan Pitter e o Agente de Trânsito, Danilo Araújo.
Fonte: Ascom PMT