
Neste sábado (19), começa a semana com maior pico de queimadas no estado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). Somente nos primeiros 17 dias deste mês de setembro foram registrados 1.410 focos de incêndio no Piauí, o número representa uma redução com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 1.982 focos.
A expectativa é que o número de queimadas aumente, devido às altas temperaturas e baixa umidade do ar. O comandante de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Egídio Leite, alerta que a maior parte dos incêndios tem origem em ações humanas. Por isso, ele reforça a importância do cuidado redobrado ao lidar com fogo, especialmente em áreas de vegetação seca.
“Temos convicção de que mais de 90% dos focos têm origem humana. Se a população tivesse mais consciência, certamente não estaríamos sofrendo tanto com o fogo e a fumaça”, afirma.
No mês de agosto de 2025, cerca de 900 ocorrências de fogo em vegetação foram registradas em todo o estado. Só em Teresina, foram mais de 2 mil chamadas relacionadas a incêndios, segundo dados do Comando de Operações do CBMEPI.