
Os postos de coleta de leite materno em Teresina estão com estoque baixo e necessitam urgente de doações de leite para alimentar bebês prematuros que estão internados em UTI neonatal.
Os postos funcionam nas maternidades municipais Professor Wall Ferraz, bairro Dirceu, na Maternidade do bairro Satélite e na Maternidade estadual Dona Evangelina Rosa, na Av. Higino Cunha. Todos precisam de mães que estão amamentando para que façam doações de leite de leite materno.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do posto da Maternidade Prof. Wall Ferraz, Débora Sobral, na manhã desta terça-feira (20), tinham apenas dois frascos de 150 ml e que a coleta nas residências das mães foi reduzida para as terças e sextas-feiras.
“Estamos tentando sensibilizar mais mães quando elas levam os filhos para fazerem o teste do pezinho, mantemos contato com os membros do Conselho Local de Saúde, com o serviço social da maternidade e com as mães que tem filhos internados na UTI neonatal”, diz.
No posto de coleta da Maternidade do bairro Satélite, cerca de 50 mães estão cadastradas como doadoras, mas não tem sido suficiente. “Diminuiu a quantidade da coleta de leite, mas temos feito o recolhimento diariamente”, diz a nutricionista Luciana Tupinambá.
Já na Maternidade Dona Evangelina Rosa, o estoque encontra-se zerado.
Importância do leite materno
O leite materno é fundamental, principalmente, para bebês prematuros, pois o leite humano por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida.
Como doar leite humano
As mães que estão amamentando podem tirar o leite em casa e armazenar em recipiente de vidro esterilizado, no congelador, por 15 dias no máximo. Depois de retirar o leite, devem entrar em contato com o banco de leite para que a equipe possa ir na residência da doadora.
Maternidade Professor Wall Ferraz, bairro Dirceu, telefone 3236 1968;
Maternidade do bairro Satélite, telefone 3231 5843;
Maternidade estadual Dona Evangelina Rosa, na Av. Higino Cunha. telefones 0800 280 2522 ou 3228 2022.
O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.
Fonte: Alinny Maria