Cidade

Rio Poti pode ultrapassar cota de inundação nesta terça-feira (17)

Nas últimas 24 horas, o rio Poti subiu 3,65 metros e atualmente atinge a cota de 9,86 metros

Da Redação

Terça - 17/03/2020 às 11:30



Foto: Programas Lagoas do Norte Rio Poti pode ultrapassar cota de inundação hoje
Rio Poti pode ultrapassar cota de inundação hoje

De acordo com o  Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Poti subiu mais de três metros nas últimas 24 horas e pode atingir a cota de inundação na tarde de hoje (17). Na zona Sul de Teresina, um córrego transbordou e atingiu casas na ocupação Terra Prometida, na região do bairro Cristo Rei, onde 30 famílias ficaram desabrigadas. Na zona Norte, os moradores do Poti Velho já sofrem com a elevação das águas. O Programa Lagoas do Norte vem adotando medidas para minimizar as inundações em áreas provocadas. 

Nas últimas 24 horas, o rio Poti subiu 3,65 metros e atualmente atinge a cota de 9,86 metros, portanto 86 centímetros acima da cota de alerta (9 metros). Para as próximas 10 horas, está previsto que o rio atinja 10,48 metros por volta das 17h15 desta terça-feira (17), o que representa 48 centímetros a cima da cota de inundação (10 metros). 

A determinação do Programa  Lagoas do Norte é para o fechamento das comportas na extensão dos rios Poti e Parnaíba e acionamento das bombas da Estação Elevatória da avenida Boa Esperança nos momentos de chuva. 

"Acompanhamos diariamente junto a CPRM, que é o órgão que mede os níveis dos rios e organizamos o trabalho das equipes para o acionamento das bombas da Estação Elevatória, que bombeia as águas da Lagoa dos Oleiros para o rio Parnaíba, e também o fechamento das comportas nas margens do rio. Esse mecanismo impede a entrada da água do rio para a cidade", explica Márcia Muniz, diretora geral do Programa Lagoas do Norte.

A tendência é que o período chuvoso se intensifique até abril. Por isso, o Programa Lagoas do Norte também faz o acompanhamento da situação estrutural dos imóveis situados em áreas de maior risco, especialmente nas margens de lagoas, e encaminha os dados para a SDU Centro/Norte e Defesa Civil.

TERRA PROMETIDA 

Na ocupação moram 170 famílias, onde 30 tiveram que deixar suas casas devido ao córrego transbordar e invadir as moradias na madrugada desta terça-feira (17). Caminhões da prefeitura de Teresina auxiliam na remoção das famílias e objetos das casas. As famílias estão sendo levadas para abrigos da prefeitura, onde devem ficar por pelo menos três meses. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: