A construção da Ponte da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que irá ligar os bairros Água Mineral, na zona Norte, e Ininga, na zona Leste de Teresina, tem previsão de ser retomada no segundo semestre de 2025. A obra, que começou em 2019, foi interrompida diversas vezes e, até o momento, cerca de 15% do projeto foi concluído.
Avaliada em R$ 54 milhões, a construção está em fase de revisão de custos e regularização de pendências com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo financiamento.
Com 250 metros de extensão, a estrutura contará com quatro faixas de rolamento e uma ciclovia, melhorando o tráfego local e facilitando o acesso à Avenida Ulisses Marques, importante via da zona Leste.
Inicialmente, a obra foi contratada a partir de uma licitação realizada em 2019, mas a empresa que iniciou a execução da fundação, a etapa mais desafiadora do projeto, declarou falência antes de finalizar os serviços.
Após isso, uma nova licitação foi realizada, mas a empresa contratada abandonou o projeto devido aos impactos econômicos da pandemia. Atualmente, a Prefeitura de Teresina está se preparando para abrir um novo processo licitatório, seguindo as novas normas da legislação vigente.