Dois recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram vítimas de roubo na quarta-feira (22) na Vila Firmino Filho, no bairro Morros, zona leste de Teresina.
De acordo com a equipe que foi assaltada, eles estavam realizando uma pesquisa para o Censo, visitando as casas da região, procedimento padrão, quando foram surpreendidos por dois homens em um moto. “Dois sujeitos de moto abordaram a gente, levaram o tablet do IBGE e levaram também o meu celular que eu levei porque a gente estava perdido, por isso que eu usei o celular. Eu tinha até o escondido o celular na meia, mas tinha tirado a pouco tempo e nesse intervalo eles abordaram a gente, mandaram a gente deitar no chão e empunharam a arma pra gente”, disse a agente censitária, Andreia Almeida.
O IBGE se posicionou em nota lamentando o ocorrido. "O IBGE informa que, ciente dos riscos inerentes ao trabalho de coleta de dados em campo, procura meios de prevenir e minimizar eventuais problemas de segurança. O Instituto informa, ainda, que prestará apoio solidário e necessário aos técnicos, bem como reforçará as providências de segurança junto às autoridades", disse em nota.
Um Boletim de Ocorrência foi feito na 11º Distrito Policial. Segundo a Polícia Militar, a região já é conhecida pelos constantes roubos.
Confira a nota do IBGE:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lamenta o ocorrido na manhã desta quarta-feira (22), quando servidores do órgão foram assaltados durante coleta de dados para a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios na região da Vila Firmino Filho, em Teresina.
O IBGE informa que, ciente dos riscos inerentes ao trabalho de coleta de dados em campo, procura meios de prevenir e minimizar eventuais problemas de segurança.
O Instituto informa, ainda, que prestará apoio solidário e necessário aos técnicos, bem como reforçará as providências de segurança junto às autoridades.
Quanto aos dados coletados nos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que são criptografados, o IBGE garante a total integridade e sigilo por meio de procedimentos adotados para impossibilitar a utilização dos equipamentos por pessoas externas ao órgão.
Ameaça de massacre no Colégio das Irmãs assusta pais e alunos
Curto-circuito causa interrupção dos serviços do Detran no Shopping Rio Poty; vídeo