Cidade

TERESINA

Proprietários de restaurante de comida japonesa são alvos de Operação que apura fraudes

Segundo informações do Ministério Público, as empresas possuíam débitos que passavam de R$ 2 milhões.

Quarta - 16/12/2020 às 11:21



Foto: Divulgação/MPPI Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), a Operação “Polvo”
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), a Operação “Polvo”

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), a Operação “Polvo”  realizada pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (GRINCOT). O objetivo é interromper crimes de Lavagem de Dinheiro e funcionamento de Organização Criminosa, voltados para sonegação de ICMS, através de fraude ao SIMPLES. Segundo informações do Ministério Público, as empresas possuíam débitos que passavam de R$ 2 milhões.

Segundo as investigações do Ministério Público, constatou-se que várias lojas de um mesmo grupo de restaurantes do ramo de culinária japonesa, possuíam responsáveis legais distintos. Diante disso, constatou-se que todas as empresas integravam um único grupo econômico, usando a mesma logomarca e anunciava todas as suas “lojas” em um mesmo sítio da internet.

Ainda de acordo com o MP, pode-se apurar que essas várias empresas estavam comandadas por um só empresário e sua esposa, os donos usavam nomes de laranjas para abrirem contas e outras empresas.

A atuação do grupo se dava da seguinte forma, usando estes “laranjas”, o grupo criminoso conseguia misturar dinheiro lícito advindo das transações comerciais normais e dinheiro ilícito (advindo da sonegação), reinserindo estes valores da economia. A empresa representa uma das maiores cadeias de restaurantes de culinária japonesa de Teresina e  acabava pagando ICMS como se microempresa fosse.

Durante as investigações também foram colhidos indícios de obstrução à investigação criminal, um dos motivos pelos quais se requereu a prisão preventiva dos envolvidos.

Fonte: MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: