Saúde

LIMINAR SUSPENSA

Profissionais de saúde afastados terão que retornar ao trabalho presencial em Teresina

A media é válida também para os profissionais que têm mais de 60 anos e com comorbidades

Alinny Maria

21 de maio de 2021 às 13:37


Vacinação de profissionais da saúde a partir dos 40 anos
Vacinação de profissionais da saúde a partir dos 40 anos

A desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 22ª Região,  Liana Ferraz de Carvalho, suspendeu a Liminar  que determinava o afastamento imediato  das atividades presenciais os servidores da saúde, com mais de 60 anos e dos portadores de comorbidades.

A Procuradoria Jurídica da FMS argumentou que se a liminar fosse mantida causaria graves danos na rede municipal de saúde. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, cita que comprometeria o atendimento  à população. “ Seriam 1.400 servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos, com lotações em hospitais, unidades básicas de saúde e UTIs”, cita.

O presidente esclarece que esses profissionais foram os primeiros beneficiários da vacinação contra a COVID-19, estando devidamente imunizados, não havendo registro de afastamento de servidor da FMS, inclusive por COVID-19, após a implementação da campanha de vacinação.

"A Suspensão de Liminar é remédio extraordinário utilizado para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia pública, nos termos do art. 15 da Lei n. 12.016/2009, bem como em outros regramentos, como o § 1º do art. 12 da Lei n. 7.347 /85", diz trecho da decisão da desembargadora.

Na quarta-feira (19), a decisão da juíza substituta Daniela Martins Soares Barbosa, derrubou a  portaria Nº 03/2021, da FMS, que determinava o retorno presencial dos servidores com mais de 60 anos e dos portadores de comorbidades afastados por causa da pandemia da Covid-19.

No dia seguinte, a defesa da Procuradoria Jurídica da FMS entrou com pedido de suspensão da liminar, que foi acatado. O pedido de liminar foi realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), que alega que a portaria da FMS, publicada no dia 8 de janeiro deste ano, atentava contra a vida dos servidores. 

Veja o documento!

Leia também:

Municípios do Piauí vão se preparar para receber vacina da Pfizer

Agendamento para vacinação de pessoas com comorbidades está suspenso, diz FMS

Sesapi orienta hospitais sobre retorno de cirurgias eletivas