Muitos teresinenses não sabem o que fazer quando há árvores muito próximas a redes elétricas, que ameaçam interromper o fornecimento de energia. Nessa época de chuvas e vendavais, os galhos que se aproximam da fiação acabam causando diversos transtornos. Para piorar a situação, a Prefeitura de Teresina e a Equatorial Piauí parecem não saber quem deve realizar o serviço. Informações divergentes podem levar a população a tentar resolver o problema com as próprias mãos, causando acidentes.
"Fui na Equatorial, fiz o pedido de poda no mês de outubro e eles nunca pisaram lá. Fui até o estabelecimento para reclamar e eles falaram que não fazem mais esse serviço, pois quem faz é a prefeitura. Não dá para entender isso", denunciou Júnior, um leitor do Piauí Hoje.
Questionada, a Prefeitura informou que a poda das árvores próximo à fiação não é de sua responsabilidade, e sim da Equatorial Piauí. "Devido ao risco e aos equipamentos, a competência deste tipo de demanda é destinada sim a equipe da Equatorial", informou a assessoria da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul.
Já a distribuidora esclareceu que só atua "quando a vegetação está em contato ou muito próxima da rede elétrica".
O que fazer nesse caso? Quem acionar?
A Prefeitura Municipal deve realizar a poda preventiva nas vias públicas, ou seja, aquela que evita que a árvore cresça e toque na rede elétrica. No caso de árvores em terrenos particulares a responsabilidade da poda preventiva é do proprietário do imóvel.
Somente quando a vegetação está em contato ou muito próxima da rede elétrica a responsabilidade passa a ser da Equatorial. Para solicitar a poda de árvores que estejam em contato com a rede elétrica, fale com a Equatorial por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800 ou em uma das agências de atendimento presencial.
Em momento algum a população deve buscar realizar o serviço por conta própria. A poda de árvores próximo a fiações deve ser realizada com cuidado, por profissionais especializados, pois serviços de podas mal executados podem provocar danos ao sistema elétrico do município, além de causar acidentes por choques elétricos.
SEMAM precisa autorizar podas e cortes
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), em caso de podas ou cortes de árvores, é preciso de uma autorização, que pode ser obtida pessoalmente na sede da Secretaria, mediante apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência, ou de forma virtual pelo sistema Sei.
A SEMAM ainda cobra uma taxa para vistoriar e liberar o corte. Realizar o procedimento sem autorização pode gerar multa. Lembrando que a SEMAM não realiza o serviço, apenas assegura que seja realizado de forma técnica, responsável e dentro das normas ambientais vigentes.
Para árvores em propriedade privada, é preciso contratar um profissional ou empresa especializada para realizar o serviço. No caso de árvores em área pública, a poda ou corte é de responsabilidade da Prefeitura. "Caso a árvore esteja em espaço público, cabe à SEMAM notificar a SDU da região para a realização do procedimento. Ainda assim, é necessária a autorização", explica Anderson Costa, analista ambiental da SEMAM.
Para garantir que o serviço em propriedades privadas seja feito corretamente e com segurança, a SEMAM disponibiliza um cadastro de prestadores de serviços autorizados. Consulte a lista e escolha profissionais capacitados para realizar a poda ou corte com responsabilidade.
Em casos de urgência, não é necessária a autorização: os bombeiros devem ser notificados pelo telefone 193 para realizar a ação.
Para dúvidas e solicitações, saiba como entrar em contato com a SEMAM:
- Atendimento presencial - Duque de Caxias, 3520 (Parque da Cidade), de segunda a quinta, das 7h30 às 13h30
- E-mail para envio do Sei - protocolosemamthe@gmail.com
- WhatsApp - (86) 9 9582-0034