Cidade

Prefeitura autua sete estabelecimentos por não cumprirem medidas de distanciamento

A ação foi realizada em conjunto pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de Teresina

Redação

Quarta - 12/08/2020 às 18:35



Foto: Divulgação Fiscalização
Fiscalização

Com a reabertura do comércio, a Prefeitura de Teresina segue fiscalizando as lojas do Centro da cidade para verificar se o protocolo de isolamento está sendo cumprido. Somente esta semana, sete estabelecimentos que apresentavam risco de transmissão da Covid-19 em seus interiores foram autuados e punidos com multa no valor de R$ 1.800,00.

A ação foi realizada em conjunto pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de Teresina. A gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba, explicou que, após um período inicial de orientação e adaptação – onde os lojistas eram apenas advertidos para fazer mudanças em sua organização – já é possível penalizar aqueles que não cumprirem as regras. “Neste momento, estivemos verificando se as medidas de distanciamento estavam sendo tomadas e se havia formação de aglomerações. Para aqueles que não cumpriram as regras, foi aplicado auto de infração, com aplicação de multa e, caso não se adequem às medidas, ordem de interdição”, disse a gerente.

O protocolo de segurança para as atividades de varejo determina que, para evitar aglomerações, deve haver a manutenção da distância mínima entre clientes, com sinalizações no chão e controle da quantidade de pessoas que estão dentro das lojas. O contato entre funcionário e cliente deve ser reduzido, com a instalação de barreiras e fitas de isolamento em frente aos balcões demarcando a distância.

Devem ser ainda tomadas medidas para evitar a longa permanência dos clientes nos estabelecimentos. Jeanyne Seba pede à população que sejam objetivos durante as compras para permanecer o mínimo tempo possível nestes locais. “Desta forma, vamos evitar que muitas pessoas permaneçam nas lojas por muito tempo, o que formaria um ambiente propício para a transmissão do vírus”, alerta.

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: