O Piauí já contabiliza 32 municípios que encerraram as atividades em lixões a céu aberto, com a destinação dos resíduos para aterros sanitários licenciados. A meta do estado para 2025 é fechar ainda mais lixões, com a expectativa de dobrar o número de unidades fechadas. O resultado faz parte do projeto “Zero Lixões - Por um Piauí mais limpo!”, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e o Ministério Público do Piauí (MP-PI).
A iniciativa, que é executada por meio de um acordo de cooperação técnica entre os órgãos parceiros, envolve campanhas de conscientização direcionadas aos gestores municipais para que cumpram a Lei Federal nº 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O projeto visa não apenas o encerramento dos lixões, mas também a recuperação das áreas degradadas e a organização das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Graças à sua execução eficiente e ao impacto positivo, o projeto “Zero Lixões - Por um Piauí mais limpo!” conquistou o 1º lugar na categoria Sustentabilidade do Prêmio CNMP 2024, concedido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além disso, o MP-PI prestou uma homenagem à Semarh pela parceria bem-sucedida na implementação e execução do projeto.
Catharina Teixeira, auditora fiscal ambiental da Semarh, destacou que o prêmio reflete o esforço conjunto da equipe da Semarh e dos outros órgãos envolvidos. Ela também afirmou que, em 2025, o objetivo é ampliar ainda mais o número de lixões fechados.
O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, afirmou que a meta do Governo do Estado é eliminar todos os lixões no Piauí. “O Lixão Zero é uma prioridade do governador Rafael Fonteles e é um passo fundamental para garantir um futuro mais saudável e sustentável para todos os piauienses”, ressaltou.
Confira os municípios que já encerraram as atividades nos lixões:
- Água Branca
- Agricolândia
- Amarante
- Floriano
- Francisco Aires
- Hugo Napoleão
- Jardim do Mulato
- Lagoinha do Piauí
- Miguel Leão
- Olho D’Água do Piauí
- Palmeirais
- Regeneração
- São Miguel da Baixa Grande
- São Pedro
- Santa Cruz dos Milagres
- Santo Antônio dos Milagres
- São Félix do Piauí
- Altos
- Buriti dos Lopes
- Campo Maior
- Caxingó
- Demerval Lobão
- Ilha Grande
- Nazária
- Pau D’Arco
- Beneditinos
- Novo Santo Antônio
- Caraúbas
- Joaquim Pires
Fonte: CCOM/PI