
O Ônibus Lilás, do programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal, esteve na comunidade Cacimba Velha, na zona rural Leste de Teresina, para disponibilizar informações sobre prevenção à violência contra a mulher e prestar atendimento gratuito às vítimas nesse sábado (17), durante o encerramento da Caravana Marias da Terra.
A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), Ana Cleide Nascimento, destacou a importância do poder público chegar às comunidades rurais ou mais afastadas dos grandes centros urbanos.
“Já realizamos ação, por meio do projeto Dignidade Menstrual, na Cacimba Velha. Hoje, retornamos com o Ônibus Lilás para darmos orientações. Os dados de 2023 é que 15 mulheres no Piauí foram vítimas de feminicídio. A maioria tem acontecido no interior do estado, em comunidades mais afastadas. Então, esse tipo de serviço, informativo e preventivo, se faz essencial no enfrentamento à violência contra a mulher”, disse Ana Cleide.
Estiveram presentes no evento autoridades e lideranças locais, além de representantes da Defensoria Pública do Estado, que prestaram atendimento jurídico às mulheres, e de outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Mulheres e o Tribunal de Justiça.
Fonte: Com informações da Sempi