Cidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Moradores pressionam e zona Sudeste ganha 2 viaturas e 4 motos para policiamento

Lideranças comunitárias reuniram-se com o secretário de Segurança Fábio Abreu e o secretário municipal Samuel Silveira discutindo alternativas para a região

Valciãn Calixto

Quinta - 05/03/2020 às 00:13



Foto: Reunião popular com o tema Segurança na zona Sudeste de Teresina
Reunião popular com o tema Segurança na zona Sudeste de Teresina

O saldo imediato da reunião entre líderes comunitários, presidentes de associações e moradores da zona Sudeste com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, é de duas novas viaturas e quatro motos patrulhas, além de realinhamento e intensificação do policiamento ostensivo nos bairros da região. Já o secretário municipal Samuel Silveira, da Semcaspi, anunciou aumento do efetivo e maior presença dos guardas municipais nas praças dos bairros.

O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (04), por volta das 19h, na praça Cultural do Dirceu I, por iniciativa da FONGEPI (Federação das Organizações não Governamentais do Estado do Piauí), FEBAPI (Federação de Bairros do Piauí) e do grupo Zonal Teresina. Na ocasião, os moradores relataram a insegurança, apresentaram medidas e cobraram planejamento das autoridades.

QUEIXAS E PEDIDOS

O comerciante Geovane Melo pediu mais investimento e mais estrutura para a segurança na região e contou que seu estabelecimento foi alvo de assaltantes durante o carnaval. 

"O Dirceu, hoje, passa por uma situação muito complicada, no Carnaval agora, em apenas um dia, três empresários foram assaltados e eu fiquei horrorizado. Precisamos que vocês que da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal invistam em estrutura", disse.

Mais incisivo, o morador do Renascença II, Ricardo Campos, disse que já teria renunciado ao cargo se fosse Secretário de Segurança, devido à "falta de estrutura da pasta". 

“Na posição do Fábio Abreu já teria renunciado ao cargo de secretário de Segurança do Estado só para mostrar o repúdio e a revolta que recai sobre ele de todos nós aqui, porque quando ele não resolve quem está pagando é a gente. Ninguém aqui vai imputar responsabilidade sobre o Fábio Abreu porque ele não tem estrutura. O Governador que esqueceu a região do Grande Dirceu e esqueceu a Segurança Pública”, comentou.

Já o Moreirão, líder do assentamento El Shaday, localizado na zona rural Sudeste, pediu a criação de um Batalhão Rural para atender a localidade. 

“Quero deixar bem claro a necessidade da zona rural de Teresina e sei que o senhor [Fábio Abreu] tenta levar rondas até lá comprando folgas dos policiais, a gente tem visto, mas tem sido insuficiente para atender a zona rural, onde as galinhas, os porcos, os transportes dos moradores estão sendo furtados”, afirmou.

A presidente da Fongepi, Vanicleudi Queiroz, conseguiu agendar reunião posterior com o Major Wilton, do 8º Batalhão de Polícia Militar para apresentar relatório com locais e horários onde há maior ocorrência de crimes na zona Sudeste. A lista vai nortear uma nova atuação ostensiva da polícia na região.

"A gente olha a quantidade de droga e de arma que foi apreendida, é bom, é sim, muito bacana porque saiu de circulação, mas a gente tem que ver que o que está acabando com nossa sociedade é o roubo de celular, são os pequenos roubos que viraram banal. Quando passa uma moto na rua, a minha netinha já corre pra dentro de casa porque sabe que é ladrão. Então vamos massificar a segurança ostensiva porque realmente funciona”, disse Vanicleudi.

Falta notada e criticada foi a ausência dos vereadores de Teresina, de representantes do Ministério Público e da Secretaria Estadual de Justiça. Segundo Rafael Dias, um dos organizadores da reunião, todos foram oficiados e convidados para o encontro.


RESULTADOS E SOLUÇÕES

Diante dos problemas apontados pela população, o delegado geral Luccy Keiko, fez uma análise de que a Justiça liberta muito rápido os presos em operações policiais, fazendo com que exista, por exemplo, casos de pessoas com 24 registros de prisões.

“Vocês devem ter acompanhado pelo noticiário que nós conseguimos apreender mais de uma tonelada de cocaína recentemente, conseguimos apreender armas de grosso calibre que nunca tinham sido apreendidas aqui no Piauí, a exemplo da carabina .50, arma que derruba helicópteros e é utilizada para perfurar carros-fortes, resultado da Delegacia de Entorpecentes e GRECO fazendo grandes operações no Estado. Temos a Delegacia de Homicídios com uma das maiores resolutividades da Federação. Ano passado tivemos uma redução de 25% dos homicídios aqui em Teresina, mas diante dessas boas ações por quê a gente não sente uma sensação de segurança? Creio que por esses pequenos assaltos que acontecem no dia a dia e machucam todos nós. Só a polícia resolve? Não, em reuniões como essa é essencial a presença do Poder Judiciário e do Ministério Público que não estão aqui”, apontou.

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, fez um apanhado das ações da Guarda Municipal. Em apenas três anos e com efetivo de 136 agentes, a instituição de proteção ao patrimônio público de Teresina realizou 1400 apreensões de drogas, apreendeu mais de mil armas, realizou 268 conduções à Central de Flagrantes, recuperou 180 objetos furtados e 170 veículos tomados de assalto.

“Nós não queremos nenhum tipo de atropelamento com a Polícia Militar. A Guarda Municipal hoje por meio da ação zonal faz toda cobertura dos prédios públicos da zona Sul, Sudeste e Leste. Estamos finalizando o segundo concurso, investindo mais de R$ 30 milhões no Centro de Comando e Controle que será o primeiro da capital e acredito que investir em tecnologia, de maneira séria e integrada é a solução”, explanou.

O secretário Fábio Abreu ressaltou a importância de a população fazer uso das aplicações tecnológicas que a Secretaria de Segurança tem desenvolvido, entre elas, o aplicativo Protege Celular, que através de um cadastro restringe a venda de celulares roubados, inibindo o roubo aos aparelhos.

“Tenho todas as observações como objetivo a ser cumprido, afinal de contas eu também represento e sou dessa região, falou-se muito da questão de estrutura, por isso entendo os pedidos do major Wilton [8º BPM] de novas viaturas, da compra das folgas dos policiais, então vamos estabelecer um local para que haja um efetivo policial na Tabocas, temos o pedido de novas viaturas e moto patrulha. A região conta com seis motos, agora terá 10”, informou.

O encontro contou ainda com a presença e fala dos líderes Calixto (Renascença II), Rita Leandro (zona Sul), Chiquinho (Vila Poty), Luiz Gonzaga (permissionário na Curva São Paulo) e Jailson Rodrigues. O secretário Fábio Abreu também se comprometeu e deve visitar cada uma das localidades lideradas pelos citados e ver de perto as demandas apresentadas.


Mais conteúdo sobre:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: