
Teresina (PI) – Alguns moradores da Cacimba Velha e povoados próximos estão enfrentando falta de água há quase uma semana. A Cacimba Velha é um dos mais antigos da zona Leste de Rural Leste de Teresina.
A informação foi passada ao portal Piauí Hoje pela presidente da Associação dos Moradores do loteamento Retiro Bom Jesus e Cacimba Velha, Teresinha Ferreira. Segundo ela, desde domingo passado (21) a região não é abastecida com água.
Ainda segundo os moradores, a Agespisa teria averiguado a ocorrência nessa quarta-feira (24) e foi constatado a queima de uma bomba responsável pelo abastecimento na região. A empresa ainda teria afirmado não haver previsão para o retorno do bombeamento de água no povoado, deixando os populares revoltados com a falta d'agua.
De acordo com Alzenira Silva, moradora da região, a população entrou em contato com a Agespisa diversas vezes e recebeu como resposta a garantia de que resolver a ocorrência.
“Tem idosos, crianças e pessoas deficientes por aqui, pessoas que não podem carregar água”, diz Alzenira, que denuncia a precarização na localidade.
Outro morador, João Basílio, denuncia a instabilidade de energia em algumas regiões da comunidade.
"Aqui toda a comunidade paga talão de luz e água. Eles têm que fazer o serviço adequado, a comunidade está pagando pelos serviços", afirma o morador.
João ainda relata que, ao entrar em contato com a Equatorial, a população foi orientada a resolver esse problema com a Agespisa, que redirecionou a solução do caso para a empresa de energia.
"Ficam um empurrando empurrando o outro e o problema não é resolvido", conclui João.
De acordo com a Agespisa, a falta de água na região ocorre desde sexta-feira passada (19) e se deve a um problema de queda de tensão na rede elétrica local. Por sua vez, o problema teria ocasionado a queima da bomba do poço da Escola Municipal Cacimba Velha, que abastece a comunidade. Ainda segundo o órgão, está sendo enviada à região uma equipe técnica para efetuar a substituição do equipamento.
O PiauíHoje.com entrou em contato com a Equatorial e aguarda por mais informações sobre o problema de energia na região.
A falta de água em povoados da zona rural de Teresina é um problema recorrente. Nem a Prefeitura e nem a Agespisa conseguem resolver, apesar das promessas.
Fonte: Da Redação