Cidade

DENÚNCIA

Moradores da Cacimba Velha estão adoecendo por causa da poeira nas estradas

As estradas de piçarra geram poeira excessiva, causando problemas de saúde, e se acumula nas casas e veículos, exigindo limpeza e manutenção constantes

Sol Castelo Branco e Elaine Divino*

Sexta - 23/08/2024 às 09:20



Foto: Reprodução A poeira causa problemas de saúde, além de se acumular nas casas e veículos, gerando desconfortos
A poeira causa problemas de saúde, além de se acumular nas casas e veículos, gerando desconfortos

A comunidade da Cacimba Velha, localizada na zona rural de Teresina, vem enfrentando diversos problemas devido à falta de asfaltamento nas estradas. Os moradores estão sofrendo com a poeira causada pelas estradas de piçarra, problema que se agravou desde que a empresa responsável pelo carro-pipa, utilizado para umidificação das estradas, parou de funcionar.

A piçarra, principalmente neste período sem chuvas, gera uma quantidade excessiva de poeira, impactando diretamente o bem-estar do povoado, gerando desconforto e problemas de saúde para os moradores, como foi relatado ao Piauí Hoje.Com.

Alzenira de Sousa Silva, residente da "Rua Nova" do bairro Cacimba Velha, expressou sua frustração com a situação. "A mãe vem pegar suas crianças na beira da avenida, e você não vê elas de tanta poeira. Será que o pulmão daquelas crianças vai aguentar? É muita poeira. A gente gostou quando taparam os buracos, mas agora tá ruim demais. A gente fica com o nariz ardendo de tanta poeira", conta.

A poeira constante gerada pela piçarra tem afetado a qualidade do ar na região, tornando-o muito seco e poluído. Isso pode levar ao aumento de problemas respiratórios e alergias. Moradores da comunidade já relataram sofrer com ardência no nariz e a dificuldade de enxergar. Além disso, a poeira se deposita nas casas e nos veículos, exigindo um trabalho constante de limpeza e manutenção, o que representa um gasto adicional para as famílias da comunidade.

Além disso, a piçarra acaba se desgastando rapidamente, exigindo manutenção frequente e ocasionando mais custos, coisa que não aconteceria se o local fosse asfaltado. Ainda, a condição das estradas afeta o transporte de produtos agrícolas, aumentando o custo para os produtores locais e comprometendo a economia da região.

O superintendente da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Rural), Glauco Castro, explicou ao Piauí Hoje.Com que o problema é a velocidade dos veículos.

"Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a velocidade máxima é de 40 km/h, mas essa velocidade não está sendo obedecida, ocasionando a poeira. Uma equipe técnica está se deslocando ao local para verificar as providências legais e cabíveis. Mas, pelo que foi apresentado nas denúncias, parece mais um problema de excesso de velocidade dos veículos, ou seja, conduta de trânsito, do que defeitos na execução do serviço", afirma Glauco.

A situação atual na Rua Nova é alarmante e moradores vem denunciando uma falha grave na gestão da manutenção pública. Os residentes da comunidade estão vivendo em um ambiente insalubre, com níveis de poeira que comprometem a saúde e a qualidade de vida da comunidade. A ausência de uma solução efetiva, que seria o asfaltamento adequado, tem agravado o desconforto da comunidade. Os habitantes de Cacimba Velha aguardam que as autoridades se responsabilizem pelo descaso e implementem melhorias nas estradas e, consequentemente, na qualidade de vida dos moradores.

Fonte: *Estagiárias sob supervisão da jornalista Dhara Leandro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: