O Ministério da Saúde enviou mais 7 mil doses de vacinas contra a dengue para o Piauí, com foco na aplicação da primeira dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Teresina. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já distribuiu as vacinas, que fazem parte do esforço para aumentar a cobertura vacinal na capital do estado. O envio ocorre em meio ao alerta sobre a baixa aplicação da segunda dose da vacina na cidade.
As vacinas enviadas, do tipo Qdenga, são específicas para prevenir a dengue e não protegem contra outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A Sesapi informou que a distribuição das doses em Teresina se deve ao fato de que os municípios do Território Entre Rios ainda possuem doses em estoque para outros grupos.
Além disso, a vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência ou hipersensibilidade a componentes da vacina, nem para gestantes ou mulheres em fase de amamentação.
A superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos, alertou sobre a baixa adesão à segunda dose da vacina. "Precisamos completar o esquema vacinal contra a dengue, não adianta tomar apenas uma dose da vacina. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomar a 2ª dose", afirmou Leila Santos.
Em Teresina, das 13.182 doses recebidas, apenas 2.893 foram destinadas à segunda aplicação. A Sesapi reforça a importância de garantir a proteção completa por meio da vacinação.