
Em 2024, os Caminhões da Mamografia, uma iniciativa do Governo do Piauí através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), planejam realizar aproximadamente 45 mil exames em vários municípios do estado.
Os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio de Lisboa serão os primeiros a receber o serviço na primeira quinzena de maio.
Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem buscar a atenção básica em seu município para serem encaminhadas ao caminhão, através do sistema de regulação estadual, o Hydra.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, enfatiza a importância do exame. Ele afirma: “Este é um exame crucial que contribui para a prevenção de problemas como o câncer de mama. O exame tem o poder de salvar vidas, pois permite o diagnóstico precoce do câncer”.
"Os municípios já estão sendo informados da retomada do serviço e pedimos agora que eles comecem a preparar as informações e dados necessários para que os caminhões realizem o exames em todos as mulheres que precisem”, explica o diretor da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi, Rodrigo Martins.
Desde o início do serviço, em junho de 2023, os caminhões adaptados para a realização dos exames já beneficiaram um total de 80.246 mulheres piauienses.
Confira o cronograma:
- Cristalândia: de 07/05 até 10/05
- Sebastião Barros: de 11/05 até 13/05
- Santo Antônio de Lisboa: de 13/05 até 16/05
Fonte: Governo do Piauí