Cidade

INTERDIÇÃO

Interdição total da Ponte Metálica inicia a partir desta segunda-feira (1º)

Obra emergencial vai suspender tráfego de veículos por 30 dias e expõe risco estrutural da ponte histórica

Por Isaac Da Silva (*)

Domingo - 31/08/2025 às 07:24



Foto: Prefeitura de Timon A Ponte Metálica é um símbolo da amizade entre Teresina e Timon
A Ponte Metálica é um símbolo da amizade entre Teresina e Timon

A partir das 8h desta segunda-feira (1), a Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Timon (MA) à zona Norte de Teresina (PI), será totalmente interditada ao tráfego de veículos. A decisão foi tomada pela concessionária Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) após inspeção técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), que apontou falhas em um dos pilares de sustentação e em componentes de ligação da estrutura. 

A medida, que terá duração inicial de 30 dias, busca evitar riscos de acidentes e preservar a integridade da ponte, inaugurada em 1939 e tombada como patrimônio histórico do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Entenda a paralisação

As intervenções de manutenção serão realizadas em duas etapas, com prazo total de até um ano. A primeira, que se inicia com a interdição completa, contempla reparos no tabuleiro rodoviário, lajes, trilhos e passarelas laterais. Ao fim desta fase, será dado início a uma nova etapa, voltada aos pilares e estacas de fundação, prevista para durar seis meses. Neste segundo momento, não será necessária a suspensão total da circulação, mas ocorrerão bloqueios pontuais para o avanço das obras.

A interdição terá impacto direto no tráfego de aproximadamente 60 a 70 mil veículos que utilizam diariamente a estrutura. Para reduzir os transtornos, motoristas deverão adotar rotas alternativas pelas demais ligações entre Piauí e Maranhão: a Ponte Presidente José Sarney, conhecida como Ponte da Amizade, que conecta Timon ao centro de Teresina, e a Ponte Engenheiro Antônio Noronha, a Ponte Nova, que dá acesso à zona Sul da capital. Pedestres e ciclistas continuarão liberados a passar pela Ponte Metálica, desde que respeitado o andamento das obras.

A travessia, no entanto, não ficará sem impactos. A prefeitura de Timon e Teresina anunciaram ajustes no trânsito, como a liberação de faixa extra na Avenida Maranhão e alterações nos tempos semafóricos, na tentativa de amenizar os congestionamentos esperados durante o período de fechamento.

Ponte Metálica

Símbolo da integração entre os dois estados, a ponte foi projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz e construída com mais de 700 toneladas de ferro importado. Há 86 anos, foi a primeira ligação fixa sobre o rio Parnaíba, responsável por conectar o Piauí ao Maranhão por ferrovia e, posteriormente, também por rodovia. Agora, diante dos riscos estruturais, a interdição expõe a urgência de manutenção em um dos principais cartões-postais da região.

(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles - DRT 0002326/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: