
Servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) anunciaram, após reunião no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), que haverá manifestação de profissionais da Segurança Pública Municipal, nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina (PMT). Os servidores denunciam situações insustentáveis envolvendo assédio moral, más condições de trabalho e o desrespeito a direitos básicos dos trabalhadores que atuam na segurança do município.
O ato tem por objetivo chamar a atenção para a urgência da aprovação do Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Salários da GCM, que seja elaborado com a representação da categoria. Segundo o sindicato da categoria, com essas garantias, seria possível a execução da função da GCM que é fazer a segurança do patrimônio público da cidade, proteger a população e valorizar os profissionais que apresentam diversas denúncias envolvendo as péssimas condições de trabalho. Servidores denunciam também a utilização das escalas e planejadas como forma de perseguição a quem luta por direitos e valorização profissional.
Os servidores da GCM afirmam também que não receberam o reajuste geral anual de salários no mês de maio, como determina a Constituição Federal. Os profissionais de Segurança da GCM exigem ser recebidos pelos gestores da PMT para tratar sobre a pauta de reivindicações que, inclusive, já está protocolada, bem como sobre negociações em relação a critérios objetivos para as escalas, planejadas e a aprovação de um Estatuto e PCCS discutido com os servidores.