
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu oficialmente a situação de emergência em 22 municípios do Nordeste em razão da seca e da estiagem. O Piauí é o estado mais afetado, com 16 cidades incluídas na lista publicada na Portaria nº 3.120, divulgada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (14).
No final de setembro, o Governo do Piauí já havia decretado emergência em 119 cidades por causa da falta de chuvas. O decreto estadual tem validade de 180 dias e reforça o cenário de crise hídrica que atinge grande parte do território piauiense.
Entenda a diferença entre seca e estiagem
A seca é caracterizada pela ausência prolongada de chuvas, que afeta o solo, a vegetação e os recursos hídricos. Já a estiagem é uma interrupção temporária das chuvas durante períodos normalmente chuvosos, menos intensa, mas também prejudicial.
Segundo o MIDR, com o reconhecimento federal, as cidades afetadas podem solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para ações emergenciais, como distribuição de água, recuperação de reservatórios e apoio às famílias atingidas. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Piauí encerrou o ano de 2024 com todo o território em situação de seca severa, resultado da irregularidade das chuvas. Em 2025, o estado voltou a enfrentar um dos piores períodos de estiagem dos últimos sete anos.
Municípios reconhecidos pelo Governo Federal
- Alagoas: Santana do Ipanema
- Bahia: Sebastião Laranjeiras, Wagner, Brumado
- Piauí: São Luís do Piauí, Palmeira do Piauí, Bonfim do Piauí, Caridade do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, São José do Piauí, Tamboril do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Itaueira, Jurema, Dom Expedito Lopes, Corrente, Massapê do Piauí, Santa Luz, Buriti dos Montes, Vera Mendes.
- Rio Grande do Norte: Patu
- Paraíba: Casserengue
Mais conteúdo sobre:
#seca no Piauí #estiagem no Nordeste #emergência hídrica #Ministério da Integração #Defesa Civil #clima no Piauí