A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) firmou uma parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para lançar o projeto Passarela Cultural em março, na Avenida Frei Serafim. A ação é parte de uma série de estratégias e planejamentos iniciados no mês de janeiro para a manutenção, reestruturação e retomada de projetos culturais destinados à população.
Durante todo o mês, a nova coordenação, sob a presidência do maestro Aurélio Melo, promoveu reuniões estratégicas, visitas técnicas e articulações institucionais para organizar o trabalho e definir prioridades.
As reuniões das coordenações tiveram foco na identificação de deficiências e no estabelecimento de metas para cada setor. Além disso, foi elaborado o calendário de atividades da Fundação, visando uma programação cultural ampla e acessível. Entre as reuniões promovidas, destacam-se: encontro com os aprovados no edital Novos Autores, diálogos com artistas e prestadores de serviço, reunião com produtores e educadores, recepção de diretores de blocos carnavalescos, reunião com instrutores das Casas de Cultura, dentre outras ações.
A Fundação realizou visitas técnicas a espaços culturais, administrados pelo órgão, para avaliar as condições estruturais, acervos e necessidades de manutenção. Entre os espaços visitados estão: o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório; a Casa Dona Carlotinha; Bibliotecas Abdias Neves, Fontes Ibiapina, H. Dobal e Da Costa e Silva; Teatros João Paulo e Teatro do Boi e o Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com outras secretarias.
Destaca-se ainda, no início dessa gestão, o mutirão de organização da Biblioteca Abdias Neves, mobilizando esforços para revitalizar o espaço e aprimorar seu funcionamento.
E participou, também, de iniciativas como o projeto Inclusão em Movimento, realizado no Teatro do Boi, além da promoção de uma oficina de bordado com bijuterias e pedrarias, ambas abertas ao público.
Fonte: FMC