A Polícia Militar do Piauí registrou uma queda expressiva nos crimes contra o patrimônio na região central de Teresina durante o mês de dezembro. Segundo dados da Central de Operações Policiais Militares (Copom), a redução de roubos e furtos no Centro da capital chegou a 40,7%, justamente no período de maior circulação de pessoas e movimentação financeira por conta das festas de fim de ano.
De acordo com o levantamento, entre os dias 1º e 15 de dezembro foram registradas 17 ocorrências, sendo quatro roubos e 13 furtos. No mesmo período da primeira quinzena de novembro, haviam sido contabilizados oito roubos e 15 furtos, totalizando 23 casos. Os números apontam uma diminuição significativa desse tipo de crime patrimonial.
A sensação de segurança também foi percebida por quem frequenta o Centro para as compras natalinas. A trabalhadora autônoma Socorro Cruz destacou a presença ostensiva da polícia como fator tranquilizador. “Ver policiais em toda parte afasta o medo. Podemos andar seguras”, afirmou.
Para o diretor de Polícia Metropolitana, tenente-coronel Antônio Pitombeira, a redução está diretamente relacionada ao reforço do policiamento, especialmente com o uso de motocicletas. “A presença de policiais de moto nas ruas da capital, representa agilidade, capacidade de resposta rápida, desestimulando os criminosos de tentarem contra a população”, afirma o diretor.
O impacto positivo das ações também se estendeu para a área de atuação do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que abrange 11 bairros no entorno do Centro. Nesse perímetro, o total de ocorrências caiu 26% no mesmo período.
Investimentos fortalecem a segurança
Os resultados refletem ainda os investimentos do Governo do Estado na área da segurança pública. Por determinação do governador Rafael Fonteles, foram aplicados R$ 1,75 milhão na modernização do prédio do 1º BPM, localizado na Rua David Caldas, no Centro-Sul de Teresina. A unidade foi reinaugurada em outubro deste ano.]

A reforma contemplou a ampliação da estrutura, com ambientes mais funcionais e acessíveis, áreas administrativas, sala multifuncional para treinamentos e reuniões, além de espaços climatizados, internet e novo mobiliário. A unidade funciona 24 horas por dia, garantindo patrulhamento contínuo na região.
“O objetivo é garantir a segurança do cidadão e reduzir a criminalidade. Estamos comprometidos em manter a ordem, a tranquilidade, não só no centro de Teresina mas em toda a capital”, complementa Pitombeira.
Fonte: Secom