DESCASO

Falta de energia causa êxodo de moradores na zona Rural Leste de Teresina

A grande reclamação dos moradores é de que a empresa não dá resposta sobre o problema


Imagem ilustrativa/Falta de energia elétrica

Imagem ilustrativa/Falta de energia elétrica Foto: Alnny Maria

A falta de energia elétrica na zona Rural Leste de Teresina está causando êxodo rural. Muitas pessoas estão se mudando da região porque não tem energia. Moradores e pequenos produtores reclamam que não podem armazenar seus produtos, pois não confiam no sistema mantido pela empresa Equatorial Piauí. Os moradores planejam protesto na porta da empresa na próxima semana, em busca de solução para o problema.

Nessa sexta-feira, 20, na Cacimba Velha, a energia faltou ao meio-dia e até às 18h40, ainda não havia chegado. É a quarta vez que o problema acontece somente nesta semana, na localidade. A grande reclamação dos moradores é de que a empresa não dá resposta sobre o problema.  

Os pequenos produtores não têm como comprar gerador de energia devido o preço elevado, entre R$ 8 a 10 mil. Com a falta de energia, perdem quase tudo que produzem, além dos prejuízos com a queima de motores, eletrodomésticos e eletro eletrônicos. Os povoados mais atingidos com o problema são: Tapuia, Cacimba Velha,  Fazenda Nova Leste, Lagoa da Mata, Soim, Árvores Verdes, São Raimundo,  Calengue. 

Moradores reclamam que depois que a energia elétrica foi privatizada a qualidade do abastecimento piorou muito na localidade. Só neste mês, já faltou energia ao menos 18 vezes na Cacimba Velha, ou seja, o problema é diário. Afirmam que os cabos são antigos,  emendados, os postes estão quebrando e há muita  gambiarras. 

"A Equatorial simplesmente não faz manutenção preventiva. A falta de energia obriga os moradores a saírem de suas casas todos os dias para resolverem problemas que poderiam ser solucionados em casa. É um verdadeiro descaso com os moradores que pagam caro pela energia que não tem. O pessoal está ameaçando tocar fogo nos carros da Equatorial que passam nos povoados da região", disse um morador que prefere não se identificar.

 Outro lado

O Piauí Hoje entrou em contato com a Equatorial Energia, mas não obteve resposta até o momento.

Nota Cacimba Velha

A Equatorial Piauí esclarece que na tarde desta sexta-feira (20) houve uma interrupção no fornecimento de energia no povoado Cacimba Velha, sendo normalizado às 17:30 horas do mesmo dia.

A distribuidora informa ainda que tem obras previstas para o fortalecimento do sistema elétrico na região, com previsão de conclusão em fevereiro de 2021.

Próxima notícia

Dê sua opinião: