Cidade

FADEX firma parceria com MPPI para a realização de perícias e análises especializadas.

A parceria possibilita a celeridade no andamento dos processos do Ministério Público do Piauí

Redação

Quarta - 23/09/2020 às 15:14



Foto: MPPI Ministério Público do Estado do Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí

O Ministério Público do Piauí (MPPI) firmou parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) para a realização de perícias e análises especializadas junto a Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Conforme o técnico ministerial e fiscal administrativo do contrato, Jonatan Castro, a parceria surgiu através da necessidade de assistir uma demanda do Ministério Público do Piauí. Assim, a UFPI poderá auxiliar o MPPI na celeridade dos processos do ministério.
“Em alguns casos o promotor para tomar alguma providência precisa de um estudo mais detalhado e as vezes o pessoal que temos no Ministério Público, que é um pessoal reduzido, não tem a capacidade técnica de fazer uma avaliação tão abrangente na área. Em decorrência dessa necessidade social, o Ministério Público firmou essa parceria com a FADEX”, explicou, Jonatan Castro.
O Ministério Público do Piauí, quando não possuir profissionais com a solução técnica exigida, repassará o caso para a UFPI para a realização das perícias. “Essas solicitações são enviadas pelo setor de perícia do Ministério Público do Piauí para que a FADEX por meio da UFPI selecione os profissionais habilitados nas áreas necessárias, podendo assim colaborar no andamento dos processos”, afirmou Samuel Nascimento, superintendente da FADEX.
As perícias e análises especializadas serão realizadas pelo corpo docente e técnico dos mais diversos cursos do Centro de Tecnologia da UFPI, além de poder contar com a colaboração de discentes. “Esse contrato tem uma importância muito grande, tanto para a sociedade como para a comunidade acadêmica por vários fatores. Um dos fatores é que nós temos pessoas com expertises nas mais diversas áreas que podem colaborar com a sociedade. Para o nosso corpo docente, técnico e discente é muito bom também, porque assim possibilitamos que alunos possam, sob supervisão de um orientador, praticar aquilo que aprenderam nas salas de aula, contribuindo com sua vida profissional”, explicou a Nícia Bezerra Formiga Leite, diretora do Centro de Tecnologia da UFPI.
O contrato que firmou a parceria entre a FADEX, UFPI e Ministério Público do Piauí foi assinado eletronicamente, por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), em agosto de 2020. Atualmente, o Ministério Público do Piauí já solicitou as 06 (seis) primeiras perícias, sendo que 04 (quatro) encontram-se com indicação de perito/profissional e 02 (duas) em tramitação.

Fonte: Cinara Taumaturgo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: