As principais estradas asfaltadas da zona Rural de Teresina estão abandonadas. Na maioria delas, não há acostamento, pois, o mato já tomou conta.
O morador Francílio da Silva relata que o acostamento da estrada que dá acesso à entrada do bairro Socopo, na zona Rural Leste, até o povoado Lagoa da Mata, está tomado pelo mato, pois não é feito o roço. O problema se repete também na Usina Santana, Taboca do Pau Ferrado, São Vicente e Soim.
“Saio à noite do meu serviço na avenida Presidente Kennedy para a Cacimba Velha e o acostamento está um absurdo. A gente passa quase batendo nas pessoas, pois não há acostamento e as elas têm que andar o meio da rua”, disse o morador.
Além do risco de acidentes de trânsito, o mato alto também favorece os incêndios na mata. O mato está seco e qualquer fagulha pode causar o fogo. Neste período quente, o risco é ainda maior.
Em frente à Unidade Escolar Marcos Rodrigues Coelho, no Povoado São Raimundo, na região da Cacimba Velha, o mato toma conta do acostamento. Falta acostamento tanto no sentido de quem vem do Soim, quanto de quem vem pelo Planalto Uruguai. Ciclistas e motoqueiros, além de pedestres, se arriscam ao andar em vias sem ter onde acostar. O mato é tão alto que o asfalto praticamente desaparece.
Em nota, a Superintendência de Ações Descentralizadas Administrativas Rural (SAAD Rural) informa que a equipe está trabalhando para atender as demandas. A localidade Cacimba Velha está na programação.
Veja a nota na íntegra:
A Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) informa que a equipe está trabalhando para atender as demandas. A localidade Cacimba Velha está na programação. Em Santa Luz, Santa Luz de Baixo e São Geraldo, as máquinas estão em serviço para sanar o problema de tráfego (imagens). Nos próximos dias, demais localidades receberam a nossa equipe.