Arte e Cultura

Cidade Junina premia quadrilheiros em I Concurso Estadual de Casais Juninos Do Piauí

Com o objetivo de movimentar o cenário cultural e trazer toda a alegria dos grupos juninos, o concurso vai eleger os melhores casais juninos da noite e suas coreografias.

Da redação

Quarta - 02/06/2021 às 15:06



Foto: Divulgação Quadrilha
Quadrilha

Vai ter quadrilha, sim! Essa é umas das principais bandeiras do maior evento cultural nordestino do Piauí: manter a “fogueira acesa” respeitando todos os cuidados com a saúde. Mesmo com a pandemia de Covid-19, aqueles que se dedicam às quadrilhas juninas buscam alternativas para que o fogo não cesse e a tradição permaneça brilhando nas noites de São João. Com isso, a Cidade Junina tá ON! em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi) promove na edição deste ano, o I Concurso Estadual de Casais Juninos.

O maior São João do Piauí se adaptou e visando movimentar o cenário cultural e trazer toda a alegria dos grupos juninos, o concurso vai eleger os melhores casais juninos da noite e suas coreografias em um evento pioneiro no estado. Os interessados tiveram a oportunidade de se inscreverem de forma gratuita por meio de um formulário online.

Instruções
Após a inscrição, os casais devem enviar vídeos com suas coreografias até o dia 10 de junho para o e-mail oficial da Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí. O vídeo será utilizado na avaliação dos participantes e deve ser gravado na horizontal e ter de 3 a 5 minutos de duração.

Nesta edição, o público também participará da escolha: os casais escolhidos serão decididos por meio do voto popular nos comentários do Instagram, juntamente com o voto de três Avaliadores juninos do quadro Fequajupi.

A premiação e apresentação dos cinco casais campeões vai acontecer durante a transmissão do programa Cidade Junina Tá ON! no dia 25 de junho de 2021 a partir das 19h. A colocação dos casais será anunciada ao vivo.

Os casais concorrerão as seguintes premiações:
1º lugar: 1.500,00
2º lugar: 1.000,00
3º lugar: 800,00
4º lugar: 500,00
5º lugar: 300,00

Cidade Junina Tá ON!
A Cidade Junina, maior São João do Piauí, teve suas atividades presenciais suspensas por conta da Civid-19 e entende a importância da colaboração de todos e do isolamento social.

Com isso, o evento está preparando um programa interativo que reúne regionalidade, muita música, as cores e sabores da maior manifestação regional do Piauí. A iniciativa é pioneira no estado e tem como principal objetivo dar apoio ao setor cultural e artístico, afetado pela pandemia do Coronavírus.  

O presidente da Fequajupi, João Rodrigues, esse afirma que o concurso contribui para o movimento cultural das quadrilhas juninas no estado. “Esse evento é de grande importância para todos nós. E essa parceria com a Cidade Junina tem fortalecido muito o nosso movimento no Piauí. Estamos esperançosos por dias melhores e ficamos muito felizes de poder contribuir e mostrar o nosso trabalho cultural. Portanto, esse concurso veio para nos dar espaço e voz”, afirma.

A diretora executiva da Clubesat Eventos, Christianne Alencar, fala sobre a importância de se manter viva as tradições culturais. “As festas juninas movimentam todo o estado na sua base comunitária, e não somente no Piauí, mas todo o Nordeste valoriza muito esta grande festa popular. Portanto, com a pandemia não podemos realizar um concurso com um número maior de participantes, mas entendemos a sua importância. Com isso, estamos muito empenhados em fazer algo para que possamos manter vivas essas tradições e manifestações culturais”, pontua.

O programa vai ao ar nos dias 25 e 26 de junho de 2021 durante 04 horas de transmissão. Em um rico cenário junino com direito a comidas típicas, danças ao redor da fogueira e quadrilhas juninas, artistas piauienses levarão toda a animação do forró para quem estava dentro de casa, ressignificando juntos, as Festas de São João e levando para o público as tradições nordestinas, mesmo neste período de isolamento social. A transmissão poderá ser assistida por meio do Youtube e Facebook do evento.

Fonte: Tais Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: