Cidade

TRANSPORTE PÚBLICO

Especialistas avaliam estruturas de transporte de Teresina para ônibus elétricos

Iniciativa visa transformar o transporte público de Teresina, com foco na sustentabilidade e eficiência

Da Redação

Quinta - 23/01/2025 às 07:38



Foto: Prefeitura de Teresina Especialistas visitam estruturas de transporte que vão ser readequados para ônibus elétricos
Especialistas visitam estruturas de transporte que vão ser readequados para ônibus elétricos

Nesta quarta (22) e quinta-feira (23), a Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030 e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), recebe especialistas da agência alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH para avaliar a viabilidade da implementação de uma frota elétrica no transporte público da capital.

A iniciativa faz parte dos esforços da gestão municipal para modernizar o sistema de mobilidade e reduzir as emissões de gases poluentes.

O prefeito Silvio Mendes assinou, na terça-feira (21), um memorando de entendimento que formaliza a parceria com a GIZ. A iniciativa busca iniciar o processo de descarbonização do setor de transportes, que é responsável por uma significativa parcela das emissões de gases de efeito estufa em Teresina, conforme o inventário de gases do efeito estufa da cidade.

Esse impacto tem contribuído para eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e secas prolongadas.“O sistema está em colapso, a crise se agravou ainda mais na época da pandemia. O que estamos planejando é buscar melhorias para o futuro e trazer de volta o usuário que se afastou do sistema”, afirmou Daniel Pereira, secretário executivo de Planejamento Estratégico e Gestão da Semplan.

Pereira destacou que o estudo em andamento visa analisar os aspectos econômicos e financeiros para melhorar a estrutura existente do transporte público, adequando-a para a integração de veículos elétricos, que proporcionam mais conforto e eficiência.

“Com isso, o número de veículos individuais circulando nas ruas diminui, impactando também positivamente no trânsito e na emissão dos gases poluentes”, completou.

Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, explicou que o estudo se estenderá ao longo de todo o ano de 2025. “Estamos iniciando o compartilhamento de informações com os especialistas. A visita permitirá conhecer inicialmente os desafios e oportunidades para a implementação dos ônibus elétricos”, disse o coordenador.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<