Cidade

ALUNOS PREJUDICADOS

Escola na zona Rural de Teresina está há meses sem aula e Semec não manda professores

Crianças estão sem aulas de disciplinas essenciais e mães reclamam que os filhos estão com o aprendizado prejudicado

Dhara Leandro

Quinta - 26/09/2024 às 09:56



Foto: Ascom/Semec Alunos da Escola Municipal Raimundo Adão, na zona rural de Teresina
Alunos da Escola Municipal Raimundo Adão, na zona rural de Teresina

O final do ano está chegando e os alunos da Escola Municipal Raimundo Adão, na zona Rural de Teresina, estão tendo "férias" adiantadas. Mães de alunos procuraram o Piauí Hoje para denunciar que seus filhos estão sem professores de disciplinas essenciais há pelo menos 3 meses, com o aprendizado prejudicado.

A escola fica localizada no povoado Fazenda Nova. Segundo Josiane Silva Sousa, mãe de uma aluna, o problema está acontecendo desde julho. Em alguns dias da semana os alunos não tem nenhuma aula e são mandados para casa.

"Falta professor e a Secretaria Municipal de Educação não manda um substituto, só manda a gente ficar aguardando, esperar, esperar. Nunca resolveram, entendeu? As crianças estão sendo prejudicadas com isso. Tem semana que tem duas aulas, tem semana que tem três aulas, é assim. Essa semana minha filha estudou segunda, terça e quarta. Hoje já não tem aula, nem amanhã. E o fim do ano está bem aí", disse.

"Quando o aluno tem um problema de saúde, o que acontece? Eles mesmo falam que o aluno está atrasado porque está com problema de saúde, mas não é só isso. A escola também está causando problemas. Já faz tempo que nós estamos lidando com essa situação de falta de professores", disse Eliene da Silva, mãe de um aluno do 3º ano.

Um funcionário da escola, que não quis ser identificado, disse que falta professores das disciplinas de Português, Geografia e História.

"A escola já fez todos os trâmites legais para que lotassem uma professora, inclusive indicou o nome de uma que mora por perto pra ser lotada aqui e não fizeram. Entramos em contato praticamente todo dia com o setor responsável da Secretaria Municipal de Educação e a resposta é a mesma. Para aguardar", informou.

Procurada pelo Piauí Hoje, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) disse que "está fazendo todo o possível para designar um professor substituto para a unidade de ensino, o que deve ocorrer no mais breve tempo possível".

Em 2023, a Escola Municipal Raimundo Adão teve nota 6,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), número esse que está um pouco acima da média, mas pode diminuir se a situação continuar por mais tempo.

Divulgado a cada dois anos, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice avalia a aprendizagem das turmas do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º do ensino médio.

Confira a nota da Semec:

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está ciente da falta de professor na Escola Municipal Raimundo Adão, localizada no Povoado Fazenda Nova, na Cacimba Velha, zona Rural Leste de Teresina. Desde que tomou conhecimento da questão, está fazendo todo o possível para designar um professor substituto para a unidade de ensino, o que deve ocorrer no mais breve tempo possível.

As aulas serão repostas e os alunos não serão prejudicados, com o cronograma escolar sendo cumprido integralmente, de acordo com o que foi estabelecido pela Semec para o ano letivo de 2024.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: