Cidade

Equipe escolar recebe orientações sanitárias para retorno

O encontro segue a orientação da Seduc, que capacita os profissionais sob protocolo específico na área da Educação

Redação

Terça - 29/09/2020 às 15:15



Foto: Divulgação/Governo do Estado Equipe escolar recebe orientações sanitárias para retorno
Equipe escolar recebe orientações sanitárias para retorno

Os profissionais da Unidade Escolar Eustáchio Portella, localizada no município de Novo Oriente, participaram, na última segunda-feira (28), de treinamento para adoção das medidas higienicossanitárias no ambiente escolar. A iniciativa da unidade reuniu os colaboradores do setor administrativo, coordenador pedagógico, auxiliares de serviços gerais e os agentes de portaria. A convite da gestão, o enfermeiro sanitarista Matheus Soares explicou sobre a conduta de cada categoria para o uso de EPIs, aferição de temperatura e as orientações de biossegurança dos órgãos de saúde.

De acordo com a diretora da escola, Gilmara Coelho Ferreira, as ações vão de encontro ao comprometimento e a responsabilidade social de todos nesse momento de pandemia. “Observamos um saldo muito positivo, frente à iniciativa de proporcionar conhecimento a estas categorias. Seguimos todas as normas de distanciamento social, uso de EPIs e treinamento dos agentes de portaria e administrativos sobre uso do termômetro infravermelho, oxímetro de pulso e conduta de acolhimento. Bem como de todas as auxiliares de serviços gerais sobre suas atuações nesse novo normal”, destacou Gilmara.

O encontro segue a orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que já iniciou ações de capacitação para os profissionais sobre Protocolo Especifico nº 042/2020 referente à área da Educação, por meio do Canal Educação, junto com a Unidade Técnica Chão da Escola e Sesapi (Divisa) no mês de setembro. As ações objetivam divulgar e capacitar os profissionais da educação para adoção das medidas higienicossanitárias de cunho administrativo, estrutural e comportamental para contenção da Covid-19 no ambiente escolar.

O encontro, segundo a gestora, teve um saldo muito positivo entre os colaboradores quanto à aprendizagem dos protocolos observados. “Recebemos no momento do encerramento os agradecimentos e os parabéns pelo momento de aprendizagem, visando sempre à proteção individual e sensibilização do bem estar coletivo. Nossa maior preocupação é proporcionar conhecimento aos nossos colaboradores para que estes desenvolvam suas atividades com tranquilidade e segurança, para si e para os outros”, completou.

Próximas etapas

A gestora informou que em um segundo momento ocorrerá o treinamento também com os professores da escola nos mesmos moldes do que já ocorreu com os colaboradores.

Na fase seguinte, acontecerá a reunião destinada aos estudantes seguindo os protocolos de segurança, inclusive no momento da entrada/acolhimento com aferição de temperatura, palestra com profissional sanitarista trazendo informações sobre o contágio e reforçando todas as medidas de segurança.

“Realizaremos, posteriormente, uma reunião com os nossos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) VII Etapa, pois acreditamos que somente após estes terem conhecimento de todas as orientações de biossegurança, protocolos e suporte financeiro que será disponibilizado pela Seduc, visando o retorno das atividades presencias em segurança, os alunos poderão posicionar-se sobre o retorno da aulas presenciais ou se continuarão com as aulas remotas”, pontuou Gilmara.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: