
O município de Curralinhos se prepara para um momento inédito e simbólico em sua história religiosa e cultural: a realização da primeira Missa dos Vaqueiros, marcada para o dia 30 de agosto, às 8h, na Praça Matriz São Raimundo Nonato. A celebração integra o penúltimo dia dos festejos em honra ao padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato.
Promovida pela Diaconia Territorial São Raimundo Nonato, a missa representa o resgate da ligação histórica entre o santo padroeiro e as tradicionais corridas de cavalos, manifestações culturais profundamente enraizadas na identidade local desde a fundação do município.
De acordo com o diácono Gilberto Penha, responsável pela Diaconia, a iniciativa busca reviver elementos fundamentais da história de Curralinhos. “Além de relembrar a origem do nosso município, que nasceu do fluxo de vaqueiros até o curral, próximo de onde hoje é a Praça dos Oitis, vamos retomar uma tradição muito importante. Os vaqueiros prestavam homenagem ao nosso padroeiro após as corridas de cavalos, seguindo em procissão até a Igreja Matriz, onde era celebrada a Missa de São Raimundo Nonato. Era um gesto de fé e devoção que agora queremos reavivar”, explica.
A celebração contará com a bênção dos cavalos e dos vaqueiros, que, após a missa, seguirão em direção ao Prado Betinha Soares, onde ocorrerá a tradicional Corrida de Cavalos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Curralinhos, que reconhece na Missa dos Vaqueiros um importante ato de fé e de promoção do turismo cultural e religioso na cidade.
“Nosso compromisso é preservar e valorizar as tradições que formam a identidade do nosso povo. A Missa dos Vaqueiros é mais do que um evento religioso: é um marco na retomada da nossa memória, da nossa cultura e da fé que une gerações de curralinhenses. Estamos felizes em contribuir para que essa celebração entre de vez no calendário oficial da cidade”, afirmou o prefeito Everardo Araújo.
A programação do dia 30 será encerrada às 18h, com a celebração do penúltimo dia do novenário e a realização do sacramento da Crisma de jovens e adultos da diaconia, também na Praça Matriz. Os festejos de São Raimundo Nonato acontecem de 22 a 31 de agosto, com momentos de oração, celebrações e convivência comunitária.
“Não podemos deixar de convidar todos para participarem do festejo do nosso padroeiro, que terá uma programação muito especial e cheia de fé. Iniciaremos com a alvorada de fogos e café da manhã compartilhado e, à noite, a Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva. Para encerrar o novenário, teremos a tradicional procissão pelas ruas da cidade e a Missa da Misericórdia”, conclui o diácono Gilberto.