Cidade

Combate ao coronavírus: Sasc produz máscaras e protetores faciais

Um galpão, equipado com máquinas do Programa Qualifica Piauí, servirá como ponto de produção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Redação

Quarta - 08/04/2020 às 19:31



Foto: Divulgação Mascáras
Mascáras

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio do Programa Qualifica Piauí, montou um galpão de produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a serem utilizados durante a pandemia de coronavírus. Serão confeccionadas máscaras, toucas e aventais, além de protetores faciais (face Shields). Na manhã desta quarta-feira (8), o secretário da Sasc, Zé Santana, visitou o local e conferiu como se dará o processo de produção.

Através do Programa Qualifica Piauí a Sasc oferece cursos profissionalizantes nas cidades piauienses, as aulas acontecem dentro de caminhões e são divididas em teóricas e práticas. Devido ao surto de ovid-19, parte dos cursos foram suspensos como medida de proteção e um galpão foi montado para que os equipamentos dos cursos de Corte e Costura e Multicursos sejam utilizados para produzir o material.

O secretário Zé Santana explica que será envolvida na produção, além dos professores e alunos que já foram formados pelo Qualifica Piauí, uma turma reduzida de alunos, dessa forma, a confecção do material também funcionará como parte da capacitação. Ele também conta quais as medidas de segurança do local para evitar a contaminação. "O galpão de produção pertence à empresa contratada que executa os serviços do Programa Qualifica Piauí, o local é aberto, o que garante a circulação de ar e a segurança dos trabalhadores. Toda a produção acontece com a devida precaução, mantendo a distância segura entre as pessoas, com o solo marcado e classificando o local de cada máquina; com um termômetro para medir a temperatura de todos que chegam ao local, afim de que qualquer sintoma que algum trabalhador apresente, este possa ser afastado do grupo. Além disso, apenas pessoas fora do grupos de risco estão envolvidas nesse serviço", ressalta.

Os EPI's confeccionados no galpão serão distribuídos para uso nas unidades da Sasc e para hospitais de todo o estado. "Parte do material produzido aqui será encaminhado para a Secretaria de Saúde que vai distribuir entre os hospitais de todo o Piauí ou indicar os locais que devem ser beneficiados, outra parte será utilizada por nossas equipes nas unidades da Sasc, como os abrigos de idosos e crianças e espaços internos da Secretaria", informa Zé Santana, que ressalta: "todo o material produzido no local será higienizado antes de ser distribuído".

Fonte: Ascom SASC

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: