
Teresina e Santa Cruz dos Milagres, no Piauí. são as duas cidades que registraram as mais altas temperaturas no Brasil neste fim de semana. Ambas ficaram na faixa de 40 graus celsius no sábado (28) e devem repetir as mesmas temperaturas neste domingo.
De acordo com previsões dos institutos de meteorologia em atividade no País, a onda de calor no Piauí deve permanecer até o final de novembro e início de dezembro. Não há previsão de chuvas.
Os desmatamentos de grandes áreas e as queimadas propositais contribuem para o aquecimento global e as ondas de calor nunca registradas antes.
O reflorestamento dessas grandes áreas e o fim de emissão de gás carbono na atmosfera podem evitar, em médio prazo, outras crises climáticas como a que está ocorrendo atualmente.
As altas temperaturas tem batido recordes no estado. A estiagem e calor estão favorecendo o surgimento de incêndios florestais em muitos municípios piauiense.
O calor excessivo também tem lotado os hospitais por causa de doenças cardíacas e respiratórias. As maiores vítimas são idosos que possuem comorbidades como hipertensão arterial e diabetes.
Os médicos orientam as pessoas para que evitem muito tempo de exposição ao sol e se hidratem o dia inteiro. Ingerir pelo menos quatro litros de água por dia evita a desidratação e outros problemas para saúde do corpo.