
A Quitanda da Agricultura Familiar desse domingo (23) contou com uma participação especial: a chefe de cozinha Lourena Sérvio, que também é coordenadora do Banco de Alimentos do Piauí. Durante o evento na Feirinha Verde, ela ensinou receitas de conservas e orientações sobre como preparar e conservar alimentos, tanto para agricultores quanto para consumidores.
O projeto Quitanda, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), tem como objetivo aproximar os agricultores de espaços de comercialização, como a Feirinha Verde, realizada quinzenalmente aos domingos na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Lourena Sérvio compartilhou técnicas de aproveitamento de alimentos, destacando como criar conservas caseiras com vinagre, sal e açúcar, aumentando a durabilidade de verduras e legumes. A prática permite que os alimentos sejam consumidos por mais tempo, após o processo de conservação.
“A gente está vindo para a Quitanda com esse espaço para estar ensinando novas técnicas de aproveitamento de alimentos, conservação, desidratação e outras. Então essas técnicas que eu estou multiplicando aqui é tanto para o público que veio comprar os produtos da agricultura familiar como também os produtores, que às vezes estão retornando para casa com o restante da sua produção e vão transformar em novos produtos para novas comercializações”, explicou Lourena.
A atividade atraiu a atenção do público presente na Feirinha Verde e também dos agricultores familiares participantes da Quitanda. A agricultora Josefa Soares, que possui uma horta urbana no bairro Itararé, na zona Sudeste de Teresina, destacou a importância da iniciativa.
“Nesse treinamento, aprendemos sobre a preparação de sobras da nossa produção, que chega em casa, prepara e conserva. Isso é gratificante não só para a gente da agricultura familiar mas também para o nosso consumidor final, que também pode ter a oportunidade de aprender e conservar seus produtos durante 15 dias”, afirmou.
Tiago Patrício, diretor de Parcerias e Inovação da SAF, ressaltou que a participação de Lourena foi um ponto positivo para os produtores, pois possibilitou esclarecer dúvidas e melhorar a produção. “Foi muito enriquecedora a presença da Lourena Sérvio, com essas dicas de receitas de conserva, tirando dúvidas de produtores, orientando sobre como produzir com mais sofisticação e melhorar o seu produto da horta para o seu consumidor final, que é o objetivo do nosso projeto Quitanda”, declarou Tiago.
A próxima edição da Quitanda da Agricultura Familiar na Feirinha Verde está marcada para o dia 9 de março.
Fonte: CCOM-PI