O bairro Mocaminho, na zona Norte de Teresina, recebe neste sábado (7) a 3ª edição da Caravana da Cidadania, uma iniciativa do Governo Federal. Na oportunidade, a Secretaria da Administração (Sead), vai lançar às 10h o Projeto Inclusão Itinerante, que tem o objetivo descentralizar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços prestados pela Seid.
O evento acontece das 9h às 15h, na Praça da Telemar. Entre os serviços que serão ofertados pela Seid estão a emissão da Carteira de Identificação do Autista e dos Passes Livres Intermunicipal e Cultura. O projeto vai realizar as atividades por meio de um motorhome, com auxílio de mesas, cadeiras e uma barraca toldo.
O veículo e os equipamentos foram adquiridos em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), por meio de recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 385 mil, além da contrapartida estadual no valor de R$ 35 mil.
De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o veículo é totalmente adaptado para atender pessoas com deficiência.
“Esse projeto tem o objetivo de descentralizar os serviços que nós oferecemos e levá-los para mais próximo dessas pessoas. Além de Teresina, vamos fazer um cronograma para percorrermos todo o estado do Piauí, oferendo mais conforto e acessibilidade”, destacou o gestor.
Esta é a primeira vez que a Caravana da Cidadania chega a Teresina pela primeira vez. A ação vai receber equipes de diversos órgãos e instituições que vão realizar a emissão de documentos, atendimentos em saúde, orientações sobre moradia e muitos outros serviços gratuitamente.
Participam da Caravana da Cidadania secretarias e órgãos estaduais como a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Segurança (SSP), Saúde (Sesapi), Educação (Seduc), do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) e Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Piauí (Crea-PI), além do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
Fonte: Com informações da Seid