Cidade

Banheiros Mudam Vidas auxilia na melhora do saneamento básico na região nordeste

A organização humanitária recebeu doações do projeto, que foram direcionadas para a reforma de banheiros em três escolas nas zonas rural e semiurbana de Teresina – PI

Da redação

Segunda - 29/11/2021 às 11:19



Foto: Divulgação banheiro
banheiro

Lançado pela Kimberly-Clark, por meio de Neve®, em 2016, o projeto Banheiros Mudam Vidas teve sua primeira etapa realizada na região da Amazônia Legal, em parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas. Em 2017, aconteceu a segunda etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na época, foi incentivado um projeto que criou uma tecnologia de sanitário seco, chamada Bason, para ser implementada em cidades que não contam com acesso ao saneamento básico.  

'Drive Thru do Bem' arrecada alimentos para pacientes oncológicos da RFCC-PI

Sindicato dos Bancários do Piauí protesta contra o assédio e metas abusivas

Três crianças venezuelanas são resgatadas após pais usá-las para pedir esmolas em Teresina

Em 2019, o projeto chegou em uma nova etapa, buscando a ampliação do impacto. Foi lançado um edital para buscar iniciativas com foco no desenvolvimento de soluções na área de saneamento básico. 10 organizações apresentaram suas ideias e as quatro iniciativas destaque foram contempladas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada e mais seis meses de mentoria adicional.

Já 2021 começou com uma parceria entre Banheiros Mudam Vidas e a Plan International, que permitiu a reforma de banheiros em escolas públicas nas áreas rural e semiurbana de Teresina.  Nove banheiros foram renovados nas escolas Municipais Manoel Alves (Taboca do Pau Ferrado), Arthur Medeiros (Comunidade Usina Santana) e no Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira Filho (Comunidade Brasil). A parceria viabilizou instalações sanitárias e higiênicas adequadas, além de incentivar boas práticas de cuidados e lavagem de mãos entre estudantes e suas famílias.

Além disso, o programa, neste ano, está posicionado como movimento articulador, reunindo parceiros importantes ao redor de diálogos e soluções sobre o saneamento básico no Brasil e vai focar seus esforços para estimular e fomentar o apoio público na questão do saneamento e promover transformações reais. Por meio das doações, tanto da marca como dos consumidores e apoiadores, Neve quer tangibilizar a melhora na vida das pessoas por meio da construção de banheiros e do suporte e apoio no tema do saneamento básico. Também há uma perspectiva de impacto com iniciativas de educação sanitária e ambiental para atuar no fomento de políticas públicas.

"A falta de saneamento afeta a saúde e a dignidade de bilhões de pessoas em todo o mundo e, como companhia, queremos colaborar para transformar essa realidade, para ampliar ainda mais as ações concretas, conversas e fomentar articulações entre diversos atores em torno de um futuro mais sustentável e saudável para toda a sociedade", destaca Andréa Rolim, presidente da Kimberly-Clark.

A iniciativa uniu forças com:

  • Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção São Paulo (ABES) – uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio do conhecimento;
  • Pacto Global das Nações Unidas (Pacto) – uma chamada para empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção;
  • org - organização global sem fins lucrativos que auxilia famílias a terem água potável e saneamento por meio de financiamento acessível -, para a produção de conteúdo, articulação e amplificação do diálogo em torno do tema.

Diversas instituições com trabalhos e iniciativas acontecendo em todo o território brasileiro serão apoiadas. Dentro desse cenário, uma das beneficiadas, que recebeu doações do projeto esse ano é a Plan International, organização não-governamental humanitária, apartidária e não religiosa, presente em mais de 70 países e uma das maiores e mais antigas organizações pelo desenvolvimento das crianças do mundo. A doação de Banheiros Mudam Vidas contribuiu diretamente para a reforma de banheiros em três escolas nas zonas rural e semiurbana de Teresina-PI, e com a difusão de conhecimentos sobre higiene básica, hábitos saudáveis, saúde menstrual e igualdade de gênero.

"Estamos muito felizes com essa parceria. Estamos com o Banheiros Mudam Vidas para oferecer melhores condições sanitárias para crianças, adolescentes e jovens, pois sabemos que a saúde e o desenvolvimento estão diretamente ligados à questão de acesso ao saneamento básico. Neste momento de um retorno seguro às escolas, a necessidade de oferecer uma estrutura adequada de higiene ficou ainda mais evidente. No caso das meninas, poder usar banheiros em boas condições, especialmente na escola, afeta diretamente sua presença durante o período menstrual. Muitas meninas costumam perder aulas por esta razão", afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil.

OUTROS PROJETOS BENEFICIADOS EM 2021

  • Redes da Maré: A doação contribuirá para a construção do banheiro público dentro do Galpão de Referência, que está em processo de reabilitação para se tornar um novo espaço de convivência, com oficinas de geração de renda, polo de acesso a direitos, cozinha comunitária e, claro, um espaço para higiene pessoal. O Galpão de Referência fica na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e atende pessoas em situação de rua e de extrema precariedade.
  • Saúde & Alegria: A doação contribuirá para a instalação de banheiros e saneamento em uma base de campo para famílias de comunidades tradicionais ribeirinhas envolvidas na coleta de sementes florestais e na produção de mudas para reflorestamento, na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, Pará.
  • TETO: A doação vai para a instalação de banheiros comunitários com biodigestores nas comunidades mais vulneráveis de até sete estados do Brasil, levando saneamento básico aos moradores.
  • org: A doação ajudará famílias brasileiras a conseguirem um microcrédito que permite ter acesso a água ou construir seus próprios banheiros. São famílias que vivem em condições vulneráveis e que têm suas vidas transformadas após conseguirem água e saneamento, pois isso traz saúde e oportunidades.

O público poderá conhecer todos os projetos que serão beneficiados no site da iniciativa banheirosmudamvidas.com.br, onde também poderá acessar a plataforma de financiamento coletivo e fazer a sua doação para suas entidades preferidas.

Sobre Banheiros Mudam Vidas

Banheiros Mudam Vidas é um programa global da Kimberly-Clark que está ativo em mais de 12 países, engajando colaboradores, parceiros, consumidores, e que já impactou cerca de 5 milhões de vidas promovendo o acesso ao saneamento básico e à água potável. Na América Latina, o programa vem construindo futuros melhores ao financiar e acelerar ações para salvar vidas e ajudar a resolver e apoiar a crise de saneamento por meio de parcerias com as ONGs Plan International, Water for People e com startups. A empresa investiu mais de USD 1,5 milhão por meio de suas marcas Scott®, Suave® e Neve® nos últimos seis anos, levando mais saúde e dignidade para comunidades vulneráveis em oito países da região e impactando mais de 1,3 milhões de pessoas, que agora têm acesso a banheiros limpos e seguros.

Sobre Neve® 

Neve® é a marca brasileira de papel higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental. Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium, perfumados e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook e Instagram.

Sobre a Kimberly-Clark 

A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 25 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 149 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e LinkedIn.

Fonte: Campos, Leticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: