OBRAS

Águas de Teresina inaugura rede de abastecimento em comunidades da capital

Mais de 10 mil moradores de ocupações passam a contar com água tratada diariamente após implantação da rede regular.


implantação de rede

implantação de rede Foto: Divulgação

Em Teresina, o cenário para mais de 10 mil pessoas que antes conviviam com a escassez de água mudou. Para celebrar essa conquista, a concessionária Águas de Teresina realiza, na terça-feira (28), a inauguração virtual da implantação de rede de água tratada em áreas recém regularizadas, com a presença do governador Wellington Dias e do prefeito da capital, Firmino Filho. O evento terá transmissão ao vivo, a partir das 10h, pelo YouTube, no canal oficial da empresa.

Com investimento de mais de R$ 6,5 milhões, a Águas de Teresina implantou 32 km de novas redes de abastecimento, contemplando os bairros Terra Prometida, Dandara dos Cocais, Vila Nova Conquista, Vila Nova Esperança e Vila Padre Humberto. Nessas comunidades, a concessionária atuou ainda com cadastro das famílias na Tarifa Social – benefício que concede 50% de desconto na fatura.  Além da água potável com regularidade, esses moradores conquistaram também o primeiro comprovante de residência, documentação fundamental para acesso à abertura de crédito.

“Assumimos a subconcessão com o propósito de tornar Teresina referência em saneamento. A regularização do abastecimento em áreas que antes não tinham o serviço regular é a materialização do nosso objetivo. Retirar os mangueirões das ruas e a lata d’água da cabeça, levando água de qualidade, nos motiva a seguir com a expansão do acesso à água na cidade”, diz Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.

O atendimento a essas famílias é um dos marcos nas ações desempenhadas pela Águas de Teresina. A iniciativa conferiu à Aegea o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019, da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização da Nações Unidas (ONU).

Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam implantação de novas redes, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.

Com a regularização dessas áreas, toda população do entorno é beneficiada, uma vez que a distribuição se dá de forma otimizada e sem desperdício, o que impacta também na redução de perdas.

Implantação de rede

Desde 2018, a empresa investe na implantação de redes em áreas regularizadas, com o intuito de promover mais saúde e qualidade de vida às famílias. Ao todo, 32,5 mil pessoas já foram beneficiadas com a implantação de 78 quilômetros de novas redes, somando investimento de mais de R$ 20,5 milhões.

Na zona sul, foram contempladas as ocupações consolidadas como Parque Vitória, Parque Eliane e Terra Prometida. Já na zona sudeste, a Vila Nova Esperança conta agora com água tratada. Na zona norte, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais receberam obras de rede de água. Na zona leste, a Vila Nova Conquista foi beneficiada.

Evento

Inauguração da implantação de rede de água em ocupações consolidadas de Teresina
Data: 28 de julho
Hora: 10h
Local: Youtube Águas de Teresina (https://youtu.be/Vd5YYHRo8Vs)

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: