Brasil

FASE DE ALEGAÇÕES

Inicia prazo para apresentação de alegações finais em ação sobre tentativa de golpe

Ministro Alexandre de Moraes encerrou a instrução do processo, que envolve o Núcleo 1 da denúncia

Da Redação

Domingo - 29/06/2025 às 13:02



Foto: REUTERS/Ton Molina Plenário do STF
Plenário do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na sexta-feira (27) a intimação das partes envolvidas na Ação Penal 2668, que investiga a atuação do chamado Núcleo 1 na suposta tentativa de golpe de Estado, para que apresentem suas alegações finais. Essa é a última etapa do processo antes do julgamento.

Com a decisão, a fase de instrução processual penal foi oficialmente encerrada. Durante essa fase, foram colhidas provas, ouvidas testemunhas, realizados os interrogatórios dos réus e cumpridas todas as diligências autorizadas pelo relator, solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas.

Agora, o prazo para as manifestações finais será de 15 dias para cada parte. Primeiro será representada as alegações pela PGR; em seguida a defesa do réu tenente-coronel Mauro Cid fará sua manifestação. Como o militar firmou acordo de colaboração premiada, deve se manifestar antes dos demais réus. Por fim, o restante das defesas terá um prazo conjunto de mais 15 dias para apresentar suas alegações.

Os prazos não serão suspensos durante o recesso do Judiciário, de 2 a 31 de julho, já que um dos réus, o general e ex-ministro Walter Braga Netto, está preso.

Quem são os réus

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, o processo envolve outras sete pessoas, apontadas pela PGR como parte de um núcleo essencial na tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. São elas:

  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Abin;
  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil.

Crimes

Todos respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia foi recebida pela Primeira Turma do STF em março deste ano.

Fonte: Com informações do STF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: