O secretário municipal de Educação de Belford Roxo (RJ), Denis de Souza Macedo, foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (9), por suposto envolvimento em um esquema criminoso de desvio de verbas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A prisão ocorreu durante a deflagração da Operação Fames, que está cumprindo 21 mandados de busca e apreensão. O Pnae é um programa importante que visa garantir a alimentação escolar para estudantes em todo o país, e desvios de recursos comprometem diretamente a qualidade da educação e o bem-estar dos alunos.
Na ocasião, os agentes cumpriram um mandado de prisão contra o secretário em consequência dos supostos desvios do dinheiro da merenda do município. Foram pelo menos $ 6.140.602,60 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que supostamente foram desviados para fins pessoais, o dinheiro era destinado à compra de merendas escolares.
Além do desvio de recursos públicos, a Polícia Federal também identificou indícios de pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos por parte das empresas fornecedoras de merenda. A investigação também está apurando um esquema de lavagem de dinheiro, utilizado para dissimular os valores ilícitos.
A operação conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), e os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso, peculato, corrupção, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. É fundamental que as autoridades continuem a apuração de forma rigorosa, visando à justiça e à proteção dos recursos públicos e da integridade do serviço público.
Fonte: Agência Brasil