Brasil

HOMENAGEM

Santos homenageia os 84 anos de nascimento do rei Pelé

O eterno camisa 10 da seleção brasileira morreu em 2022

Da Redação

Quarta - 23/10/2024 às 08:48



Foto: Reprodução/Instagram Maior jogador da história, Pelé
Maior jogador da história, Pelé

O Santos prestou homenagem a Pelé, nesta quarta-feira (23). Há 84 anos nascia o rei do futebol. “23 de outubro de 1940. Nascia Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé Eterno. Jamais será fácil se acostumar com a sua ausência física, mas seremos eternamente gratos pela sua benção, mais do que nunca, divina”, diz a mensagem do clube.

O Peixe é o líder da Série B e, nesta terça-feira (22), venceu o Ceará por 1 a 0, na Vila Belmiro. “A vitória de ontem, assim como todos os triunfos alvinegros, foi dedicada ao nosso Rei. E é com essa aura que reconstruiremos a nossa maior paixão, o Santos Futebol Clube. Feliz aniversário, Pelé. Seu infinito legado será sempre idolatrado pelos seus eternos súditos”, diz a mensagem do clube”, finaliza.

Pelé morreu aos 82 anos no dia 29 de dezembro de 2022. O eterno camisa 10 da seleção brasileira morreu em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia, segundo o boletim médico.

Pelé

A importância de Pelé foi tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil. Foi por causa dele, por exemplo, que os conflitos em Biafra, na Nigéria, e no Congo Belga foram interrompidos por algumas horas em 1969. Nesse período, os envolvidos aceitaram uma trégua para assistir ao time comandado pelo Rei, o único que pode bradar que foi responsável por parar uma guerra.

Esse foi o tamanho de Pelé, que, em uma época em que a globalização parecia possível apenas na ficção científica, e os salários de jogadores de futebol ainda tinham dimensões terrenas, conseguiu se tornar conhecido nos quatro cantos do planeta e fazer do nome uma marca.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Era filho de Celeste Arantes com João Ramos do Nascimento, jogador de futebol que, dentro de campo, era chamado de Dondinho, com passagens pelo Fluminense e Atlético Mineiro.

Pelé começou sua carreira profissional no Santos com apenas 15 anos, estreando e anotando seu primeiro gol em partida contra o Corinthians de Santo André. Porém, na época, seu apelido no Santos era “gasolina”, nome que perduraria por pouco tempo e que seria substituído por seu apelido de infância: Pelé. 

Gol de Placa

Pelé foi responsável por imortalizar algumas tradições no futebol, como a mística da camisa 10 pertencer ao craque do time, o mais técnico e decisivo. Foi graças ao Rei também que no Brasil um belo gol se tornou um “gol de placa”. Isso por conta de um gol marcado ante o Fluminense, no Torneio Rio-São Paulo de 1961, quando Pelé passou por quatro defensores tricolores e colocou a bola no canto direito do goleiro Castilho.

A plasticidade do lance foi tamanha que o jornalista Joelmir Betting, à época no jornal O Esporte, pediu para confeccionarem uma placa em homenagem ao lance para ser colocada para sempre no Maracanã. Conquistou copas, campeonatos, taças e solidificou seu status como um dos maiores jogadores de todos os tempos e transformando o cenário do futebol brasileiro.

Fonte: CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: