Brasil

Rosa vota pela presunção de inocência e abre porta para liberdade de Lula

Placar no julgamento do Supremo Tribunal Federal está 3 a 2 e no momento vota o ministro Luix Fux

Quinta - 24/10/2019 às 17:06



Foto: José Cruz/Agência Brasil Presidente do TSE, ministra Rosa Weber
Presidente do TSE, ministra Rosa Weber

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na tarde desta quinta-feira (24) o julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC) 43, 44 e 54, nas quais se discute a prisão após condenação em segunda instância. 

O resultado do julgamento poderá colocar em liberdade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é mantido como preso político há mais de 500 dias. 

Com placar de 3 a 1 pela prisão após condenação em segunda instância, a análise foi retomada com o voto da ministra Rosa Weber. Ela votou favorável ao texto constitucional que determina prisão só após a ação trânsito em julgado. 

"Não é dado ao intérprete ler o preceito constitucional pela metade, como se tivesse apenas o princípio genérico da presunção da inocência, ignorando a regra que nele se contém – até o trânsito em julgado”, diz a ministra. 

O ministro Luiz Fux vota no momento. 

Antes de Rosa Weber, três ministros – Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Roberto Barroso – consideram que o início da execução da pena após decisão de segunda instância é constitucional. O relator das ações, ministro Marco Aurélio, entende que essa possibilidade ofende o princípio constitucional da presunção de inocência.

Fonte: BRASIL 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: