
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (6) que o Brasil não permitirá ataques difamatórios à qualidade e à segurança dos produtos agrícolas e pecuários brasileiros.
“Nossa pujança agrícola e pecuária nos torna garantes da segurança alimentar de vários países do mundo, atendendo a rigorosos padrões sanitários e ambientais. Não aceitaremos que tentem difamar a reconhecida qualidade e segurança dos nossos produtos”, disse.
A declaração foi feita durante a Cúpula do Mercosul. Nesta sexta-feira, foi anunciado o encerramento das negociações e a consolidação do texto final do acordo comercial entre o bloco e a UE.
O posicionamento de Lula foi uma resposta direta ao CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, que, em novembro, havia anunciado que a rede suspenderia a comercialização de carnes provenientes de países do Mercosul, levantando dúvidas sobre a qualidade dos produtos.
O governo francês tem liderado a oposição ao acordo entre os dois blocos. O principal receio do país é que a entrada de produtos agrícolas mais acessíveis, vindos do Mercosul, comprometa o setor rural da França.
Fonte: Brasil 247