
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá visitar o Piauí na segunda quinzena de julho de 2025 para a inauguração da ponte sobre o Rio Parnaíba, que ligará as cidades de Tasso Fragoso (MA) e Santa Filomena (PI). A informação foi confirmada pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no estado, Ribamar Bastos, em entrevista à emissora de rádio em Teresina.
Segundo Bastos, a obra está em fase de ajustes finais e deve ser concluída em junho. “Eu estive na sexta-feira em uma reunião com o ministro Wellington Dias e muito provavelmente o presidente Lula virá para inaugurar essa obra. Ela é importantíssima. Será na segunda quinzena de julho”, afirmou durante a entrevista.
Atualmente, a travessia entre os dois municípios é feita por balsa, com cerca de 1.500 veículos circulando diariamente, a maioria caminhões de carga que transportam grãos. A nova ponte deve beneficiar principalmente cidades piauienses como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Currais e Bom Jesus, importantes polos agrícolas da região.
“Os caminhoneiros levam de dois a três dias em uma fila, passam por uma balsa perigosíssima e pagam R$ 300 para fazer essa travessia. A ponte está pronta. Nós estamos terminando os acessos asfálticos. O problema é que estamos em um período invernoso, o que atrasou algumas etapas”, explicou o superintendente.
A expectativa é que a nova infraestrutura agilize o escoamento da produção e reduza custos para os transportadores, impulsionando a economia local. A visita de Lula ao Piauí deve reforçar a importância da obra para o desenvolvimento logístico da região.