Brasil

CEARÁ

Populares retiram bebês em incubadoras durante incêndio no hospital em Fortaleza

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará os 117 bebês internados no Hospital Geral Dr. César Cals serão transferidos

Da Redação

Quinta - 13/11/2025 às 18:25



Foto: Ismael Soares/ Diário do Nordeste Bebês em incubadoras são retirados às pressas durante incêndio em hospital de Fortaleza
Bebês em incubadoras são retirados às pressas durante incêndio em hospital de Fortaleza

Um incêndio atingiu a estação de geração de energia do Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza, no fim da manhã desta quinta-feira (13), provocando cenas de caos e uma intensa mobilização  populares nos arredores. Todos os pacientes internados, inclusive 117 bebês, serão transferidos para outras unidades até o final desta quinta-feira (13). O hospital atende gestantes e há internações em casos de alto risco.

O caos nos arredores foi tanto que crianças em incubadoras foram levadas para o Centro Municipal de Pequenos Negócios (Beco da Poeira). Felizmente, ninguém ficou ferido na ocorrência, que se concentrou na área de geração de energia do hospital.

"Nós pretendemos finalizar o dia com a retirada de todos os pacientes. É claro que os bebês também vêm acompanhados com as suas mães, então a gente está fazendo a transferência das crianças e de suas mães também", afirmou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho

Testemunhas relataram que a ação da população, incluindo comerciantes do Beco da Poeira, foi crucial para evitar uma tragédia, especialmente pela demora na chegada do Corpo de Bombeiros. "Nós arrebentamos as portas para saírem com as crianças", relatou Carlos Augusto Damasceno, um dos populares que participou do resgate.

O microempresário Dácio Freire afirmou que, após um "estrondo muito grande" e o surgimento de fumaça preta, os funcionários do hospital abriram o portão de ambulâncias e "todo mundo que estava na rua entrou para tentar ajudar".

Apesar do Corpo de Bombeiros ter contido o fogo em cerca de 15 minutos, o incidente levou à realocação de pacientes. 

Nota oficial da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que, na manhã desta quinta-feira (data), foi registrado um incêndio na subestação de energia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).  As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos.Por medida de precaução, os pacientes estão sendo retirados  em segurança e transferidos para outras unidades da Rede estadual.

A Sesa informa que a situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas. A Secretaria agradece a todos os profissionais envolvidos na operação, às forças de segurança e à população do entorno, que colaboraram com agilidade, solidariedade e rapidez diante da ocorrência.

Fonte: Diário do Nordeste

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: