Brasil

MANIFESTAÇÃO

Polícia reprime manifestação indígena em frente ao Congresso Nacional

Manifestantes do Acampamento Terra Livre foram atacados com gás lacrimogêneo por policiais legislativos em Brasília

Da Redação

Sexta - 11/04/2025 às 08:24



Foto: Reprodução Indígenas após confronto no Congresso Nacional
Indígenas após confronto no Congresso Nacional

Policiais legislativos reprimiram com violência uma manifestação indígena ocorrida na frente do Congresso Nacional no início da noite dessa quarta-feira (10), em Brasília. Os manifestantes participam do Acampamento Terra Livre 2025, a maior mobilização indígena do país, que reúne representantes de diversas etnias de todas as regiões brasileiras para reivindicar a demarcação de terras indígenas e outras pautas históricas. 

O episódio de tensão aconteceu após parte dos participantes do ATL deixar uma mobilização em frente ao Ministério da Saúde e seguir em direção ao Congresso Nacional. Ao se aproximarem da sede do Poder Legislativo, houve um avanço do grupo, o que levou os policiais legislativos a lançarem bombas de gás lacrimogêneo para conter o movimento.

Devido ao uso de bombas de gás e fumaça, diversos indígenas precisaram de atendimento médico no local. Equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal prestaram socorro imediato aos afetados.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cerca de 8 mil indígenas participam do Acampamento Terra Livre em 2025. A mobilização, que ocorre anualmente em Brasília, é um espaço de articulação política e resistência dos povos originários, com foco na defesa de direitos constitucionais, especialmente os relacionados à terra, saúde e educação indígena.

Veja o vídeo:

 

Fonte: Diário do Centro do Mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<